Da brincadeira ao raciocínio lógico: projetos estimulam crianças a aprender matemática na pré-escola
Mais de 2,5 mil propostas foram inscritas no edital do Itaú Social e MEC; 21 projetos receberão até R$ 80 mil para inovar no ensino da matemática para alunos de quatro e cinco anos
Sete em cada dez estudantes brasileiros não alcançam o nível básico na disciplina, segundo avaliações internacionais, evidenciando a urgência de novas estratégias de aprendizagem
O Itaú Social, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), anuncia os 21 projetos selecionados pelo “Edital Letramento Matemático na Pré-Escola”. As iniciativas receberão até R$ 80 mil para desenvolver atividades educacionais inovadoras voltadas para crianças de quatro e cinco anos.
O objetivo é fortalecer práticas que aproximem os estudantes em fase inicial de aprendizagem da matemática de forma lúdica e prazerosa, promovendo o contato com números em jogos, músicas, artes e situações do cotidiano.”As dificuldades em matemática muitas vezes têm origem nos primeiros anos de escolaridade. Inserir o raciocínio lógico em experiências divertidas e criativas é fundamental para que a disciplina seja vista como algo acessível e estimulante desde cedo”, afirma Sonia Dias, gerente de Desenvolvimento e Soluções do Itaú Social.
O edital foi dividido em duas categorias: “Reconhecimento”, que destinou até R$ 10 mil para cada um dos 12 projetos com o objetivo de dar visibilidade a boas práticas já desenvolvidas com crianças; e “Fomento”, que direcionou até R$ 80 mil para cada proposta para apoiar a implementação de nove ações voltadas ao fortalecimento das competências docentes em letramento matemático na pré-escola.
Ao todo, foram recebidas mais de 2,5 mil inscrições, com a maioria de pessoas físicas — professores, estudantes, diretores escolares, pedagogos e psicólogos — além de pessoas jurídicas, como OSCs (organizações da sociedade civil), centros de pesquisa e universidades.
Entre os estados com maior número de projetos selecionados estão o Rio de Janeiro, com quatro iniciativas, seguido por Bahia e Ceará, ambos com três. No total, 12 das 27 unidades federativas tiveram propostas contempladas, abrangendo todas as regiões do país.
Desafios da matemática no Brasil
Pesquisas evidenciam os grandes desafios da aprendizagem em matemática no Brasil. De acordo com o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), sete em cada dez alunos brasileiros (73%) não atingem o nível básico de proficiência, demonstrando dificuldades até mesmo em identificar informações simples ou realizar operações como uma subtração.
Os resultados do TIMSS (Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências) reforçam esse cenário: apenas 49% dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental atingiram o nível básico em matemática e, no 8º ano, a situação é ainda mais preocupante, com somente 38% dos alunos atingindo a meta mínima esperada para a etapa.
Confira a lista dos projetos selecionados:
Categoria: Reconhecimento
Projeto: Brincando e Descobrindo a Matemática na Educação Infantil
Estado: TO
Projeto: Matemagicamente
Estado: CE
Projeto: Brincando com a Matemática na Pré-Escola: experimentos, pesquisas e músicas, vivências basilares para o raciocínio lógico-matemático
Estado: MA
Projeto: Letramento Matemático e Racial na Educação Infantil: Etnomatemática com o Jogo Kudoda e a Cultura Africana
Estado: BA
Projeto: Projeto de Numeracia na Educação Infantil: Contar, Brincar e Aprender — a Matemática na Rotina da Criança
Estado: MS
Projeto: A Matemática que se Vive: Saberes e Descobertas no Cotidiano da Escola da Infância
Estado: BA
Projeto: O Letramento Matemático na Educação Infantil: um cotidiano repleto de estratégias, resoluções e pesquisas
Estado: RS
Projeto: Letramento Matemático na pré-escola: uma experiência com a “Caixa Matemática” e com situações-problema no Jardim de Infância Lúcio Costa
Estado: DF
Projeto: De A a Z te convido a jogar, brincar e aprender
Estado: RJ
Projeto: Uma Aventura de Letramento Matemático com Maria, a “Boneca Africana”
Estado: RJ
Projeto: Matemática que se Conta: Letramento Matemático a partir da Literatura Infantil na Pré-Escola
Estado: RJ
Projeto: Brincando e descobrindo o mundo com a Matemática: com Cores, Formas e Números
Estado: SP
Categoria: Fomento
Projeto: (Re)Pensando Práticas Pedagógicas em Matemática por meio do Lesson Study na Pré-Escola
Estado: TO
Projeto: Brincar, Contar e Resistir: qualificação docente para a etnomatemática na Educação Infantil a partir de jogos e brincadeiras africanas
Estado: RJ
Projeto: Horta que Educa
Estado: CE
Projeto: Entre Formas e Medidas: a Neurociência Cognitiva e o Conhecimento Especializado do Professor na Educação Infantil
Estado: RN
Projeto: Investigando na Sala de Aula da Pré-Escola
Estado: PE
Projeto: LeME Kids: Letramento Matemático e Estatístico na Pré-escola
Estado: RS
Projeto: Formar para Contar: Saberes que se medem na Educação Infantil
Estado: PR
Projeto: Formação Continuada de Professores da Educação Infantil: Letramento Matemático e Momento de Matematizar
Estado: BA
Projeto: Intercâmbios Matemáticos na Pré-Escola: fortalecendo vínculos entre escola e universidade
Estado: CE
