Debatendo diversidade no mercado da música, podcast Pagode Por Elas chega à terceira temporada no próximo dia 02
Construindo caminhos para a inclusão feminina no music business, as hosts Joyce Melo e Beatriz Almeida chegam à terceira temporada do podcast Pagode Por Elas. A partir do dia 02 de outubro, quarta-feira, artistas, personalidades e profissionais do mercado da música debaterão, no canal oficial da Pagode Por Elas no YouTube, o tema diversidade no mercado da música em 8 episódios distribuídos semanalmente em formato videocast.
“A cada temporada, fazer a curadoria é o mais importante e desafiador do projeto porque na construção de conhecimento para desenvolver carreiras femininas protagonistas na nova década, além de música e de arte, é preciso falar de negócio, estratégia e redes. Nessa busca por inclusão e oportunidades para as mulheres não só no pagode, mas em qualquer espaço, teremos mais uma vez grandes convidadas, como Haloá Sousa, Executiva de Negócios do Afro Punk, a empresária Marcela Silva e as cantoras Livia Nery, Joy Matos e A Menina”, destaca Joyce Melo.
Nessa nova fase do projeto, uma novidade: a oficina de podcast gratuita exclusivamente para mulheres que desejam entrar no mercado da podosfera, que aconteceu em agosto. “A educação é uma frente de trabalho que desejamos explorar cada vez mais, com o objetivo de termos cada vez mais mulheres atuantes em todas as etapas”, pontua Beatriz Almeida.
Entre as participantes, a estudante de produção cultural Clara Souza foi selecionada para acompanhar as gravações da nova temporada e vivenciar uma experiência prática de produção de videocast.
“Minha primeira referência de podcast baiano, de empreendedorismo jovem e periférico, que gera impacto positivo na cena cultural baiana, é o da Pagode Por Elas. Foi importante para mim acompanhar todo o processo de coordenação, de equipe, entender todas as etapas desde a pré-produção e gravação até a edição final, porque meu trabalho de conclusão de curso será um podcast”, pontua a estudante.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
Sobre a Pagode Por Elas
É uma plataforma de conteúdo e projetos especializada nas mulheres do pagode baiano e tem o objetivo de construir uma nova década para o pagodão, dessa vez com representatividade, feito por elas. A atuação acontece por meio da frente de conteúdo, com podcast, reportagens e influência nas redes sociais; eventos, a exemplo do Festival Pagode Por Elas; e a frente de educação e selo musical, Som Por Elas.
Iniciativa pioneira, a PPE realizou diversos feitos inéditos sobre o protagonismo das mulheres neste gênero musical: o primeiro artigo científico sobre o tema, “As transformações provocadas pela presença de mulheres vocalistas na cena musical do pagode baiano”; A primeira realização audiovisual, a minissérie “Pagodão: A cena por elas”, lançada com patrocínio da Skol e em parceria com a Diver.SSA; O Podcast Pagode Por Elas; O primeiro festival com line 100% composta por pagodeiras; A primeira reportagem especial “As donas da zorra toda”, além de uma assessoria de imprensa que mudou o resultado das pesquisas no Google sobre “Mulheres no Pagode Baiano”.
SERVIÇO:
Onde assistir:
Canal do Youtube Pagode Por Elas e plataformas de streaming
Datas dos episódios e participantes:
Chicco Assis e Amanda Cunha | 02/10
Ana Carolana | 09/10
Joy Matos e A Menina | 16/10
Marcela Silva | 23/10
Haloá Sousa e Anne Rodrigues | 30/10
Livia Nery | 06/11
Joana Giron | 13/11
Raoni Oliveira | 20/11