Defensoria Pública integra maior plantão de direitos humanos da história do Carnaval da Bahia
Com mais de 40 instituições e 200 profissionais, Plantão Integrado reforça proteção a públicos vulnerabilizados e amplia presença do poder público nos circuitos da folia
O maior Plantão Integrado de Direitos Humanos já realizado no Carnaval baiano contará com a Defensoria Pública. Com a abertura oficial desta quinta-feira (12), na Biblioteca dos Barris, foi dado o início oficial da iniciativa que contará com mais de 40 instituições e cerca de 200 profissionais mobilizados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).
A estrutura especial vai atuar até terça-feira, dia 17 de fevereiro, nos principais circuitos da festa, para prevenir e enfrentar violações de direitos durante a folia. A Defensoria – que também terá ações próprias em 12 pontos e 44 itinerâncias – participa desta iniciativa coletiva com equipe ampliada, atuação estratégica e foco especial no combate à violência contra a mulher.
Realizado pelo quarto ano consecutivo, o Plantão Integrado consolida-se como referência nacional na proteção de direitos humanos em grandes eventos. A campanha “Respeito é Nosso Direito!“, reforça o combate a todas as formas de discriminação e estimulando o respeito às diversidades. Além da Defensoria, participam órgãos do sistema de Justiça, segurança pública, políticas para mulheres, igualdade racial, proteção à infância, entre outros parceiros institucionais.
Durante a solenidade de lançamento, a defensora pública-geral do Estado, Camila Canário, destacou o papel da instituição na garantia de direitos em um evento da magnitude do Carnaval de Salvador.
“Ampliamos de forma significativa nossa atuação para garantir que a Defensoria esteja onde a população está. O Carnaval exige uma estrutura robusta do poder público, capaz de assegurar alegria sem violação de direitos humanos. Estamos nas ruas para proteger mulheres, crianças, adolescentes, trabalhadores e todos os públicos vulnerabilizados”, afirmou.
A defensora-geral ressaltou ainda que a atuação vai além do atendimento reativo. “Nosso compromisso é também educativo e preventivo. A Defensoria trabalha para que o direito seja conhecido, respeitado e exercido, dentro e fora dos circuitos.”
Defensoria terá 12 postos de atendimento e 44 itinerâncias
Dentro do Plantão Integrado, a Defensoria Pública estruturou uma das maiores operações já realizadas pela instituição durante o Carnaval. Ao todo, são 84 defensoras e defensores públicos e 83 servidoras e servidores dedicados ao Plantão, com 44 itinerâncias e 12 pontos fixos de atendimento .
As equipes volantes percorrem os circuitos oficiais e áreas estratégicas, realizando inspeções, acolhimentos, registros de ocorrências e encaminhamentos para a rede de proteção. A atuação contempla casos de violência contra a mulher, racismo, LGBTfobia, trabalho infantil, violações aos direitos de crianças e adolescentes, violência institucional, acessibilidade para pessoas com deficiência, população em situação de rua e direitos de trabalhadores como ambulantes, cordeiros e catadores .
Entre as inovações deste ano estão o Núcleo de Atendimento Psicossocial nos circuitos e o Relatório Digital do Carnaval, que permite coleta de dados em tempo real e geração de indicadores para qualificar políticas públicas futuras .
Daniela Mercury e Ju Moraes reforçam campanha de combate à violência contra mulher
Com o tema “Na folia, conte com a Defensoria”, a campanha institucional do Carnaval 2026 leva às ruas as vozes das cantoras Daniela Mercury e Ju Moraes, que estrelam as peças de comunicação da instituição.
A iniciativa tem como eixo central o enfrentamento à violência contra a mulher, dialogando com dados alarmantes registrados no país e na Bahia. No lançamento da campanha, a coordenação do Plantão ressaltou que o Carnaval não pode naturalizar condutas violentas, como importunação sexual e agressões físicas ou verbais .
“A violência contra a mulher não é parte da festa. Não é não, também no Carnaval. A Defensoria está preparada para acolher, orientar e adotar as medidas judiciais necessárias”, reforçou a defensora-geral.
Além das peças com as artistas, a campanha inclui distribuição de materiais informativos, QR codes com acesso aos pontos de atendimento, ações nos trios elétricos e mobilização educativa com foco na mensagem de respeito e garantia de direitos .
SERVIÇO
Plantão Integrado dos Direitos Humanos
Postos fixos:
📍 Circuito Osmar – Procon (Rua Carlos Gomes, 746, 2 de Julho)
📍 Circuito Dodô – Barra (Av. Centenário, em frente ao Shopping Barra)
📣Mobilização Educativa – campanha #RespeitoÉNossoDireito
Serviços oferecidos no Plantão:
- Recepção e acompanhamento de denúncias de violações de direitos;
- Acompanhamento aos ambulantes/cordeiros/trabalhadores informais;
- Distribuição de pulseiras de identificação de crianças (busca ativa e postos fixos) e pessoas com surdez (busca ativa e nos postos fixos);
- Fiscalização contra trabalho infantil, exploração sexual e trabalho indgno/análogo à escravidão;
- Apoio a conselhos tutelares, abrigos e delegacias (Adolescente Proteja);
- Fiscalização do Procon-BA contra bebidas alcoólicas adulteradas em camarotes privados e comércios em geral; acessibilidade em camarotes
- Emissão de boletins diários;
- Guia da Rede de Proteção para acionamentos rápidos e encaminhamentos mais ágeis;
- Patrulha Inclusiva com a Polícia Militar para pessoas com deficiência nos portais de entrada da festa e circuitos.
Plantão do Carnaval 2026 – Defensoria Pública da Bahia
📅 Período: 12 a 18 de fevereiro
🕘 Horário: das 9h às 21h
Estrutura da Defensoria
• 84 defensoras(es) públicos(as)
• 83 servidoras(es)
• 44 itinerâncias
• 12 pontos de atendimento
• Núcleo de Atendimento Psicossocial
• Relatório Digital (BI do Carnaval)
Principais Pontos de Atendimento:
📍 DPE/BA – Canela
📍 Pelourinho (Terreiro de Jesus)
📍 Ondina (próximo às Gordinhas)
📍 Casa da Mulher Brasileira
📍 Núcleo de Prisão em Flagrante
📍 Comitês de Proteção Integral da Criança e do Adolescente (Barra e Procon)
📍 Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente
📍 Centro Integrado de Comando e Controle – CICC/SP
📍 SPREV – Ondina e Campo Grande
📍 Cajazeiras (Campo da Pronaica)
📞 (71) 3116-2034
📱 (71) 99913-9108
📧 pl*************@***************ef.br
📧 pl*****@***************ef.br
