Depois de sucessos na TV Globo e Netflix, atores baianos rodam filme em Salvador
Vivendo um drama com toques de suspense e ficção científica em terras soteropolitanas, os intérpretes Dan Ferreira (Amor de Mãe, Geração Brasil) e Danilo Mesquita (Éramos Seis, Spectros) atuam juntos mais uma vez. A primeira parceria da dupla aconteceu na novela Segundo Sol, na qual faziam papel de cunhados, e agora, protagonizam o filme baiano Sobre Nossas Cabeças. Entre os dias 05 e 07 de março, os intérpretes se encontram com a equipe para um ensaio que acontece no Espaço Cultural Barroquinha.
No curta-metragem, Xande (Danilo Mesquita), perdeu seu namorado para a violência social e agora quer salvar seu cunhado, Cícero (Dan Ferreira), do mesmo destino, levando-o à força para outro planeta. O filme é uma realização da Modupé, produtora responsável por trabalhos como o longa Bando, um filme de: e As Balas que não dei ao meu filho”. Com as filmagens marcadas para a primeira semana de março, os intérpretes já estão em Salvador, para os ensaios.
Para a cineasta Susan Kalik, este é um filme muito especial por se tratar de uma produção de gênero que traz a discussão sobre racismo, tendo como pano de fundo a ufologia e dialogando com estética do suspense e terror. “O filme propõe um olhar sobre as diversas violências causadas pelo racismo e fomenta a reflexão sobre qual o papel dos sujeitos brancos na luta racial”, comenta a diretora e roteirista. Para Thiago, é importante trazer luz às questões sociais do Brasil de hoje. “Sobre nossas Cabeças é um avanço na direção da nossa busca artística e, sem dúvida, “ideológica”, completa Thiago Gomes, também diretor do filme.
Para Dan Ferreira, a narrativa possui muitas possibilidades de interpretação que podem ser descobertas e vistas de diversas maneiras pelo espectador. “A escrita de Susan é dinâmica e traz muitas possibilidades pra quem lê, interpreta ou assiste sua trama. Gosto da abordagem de temas recorrentes e importantes com gêneros pouco visitados. Penso que o gênero suspense e a temática da Ufologia, estão escondidos no inconsciente coletivo das pessoas”.
Danilo Mesquita comenta que o filme tem muito de coisas que não são ditas, muita coisa que faz parte do passado das personagens e que não necessariamente se passa no filme de forma direta. “Todas as transferências da minha personagem para a personagem de Dan, a questão do luto, a questão de achar que sabe o que é melhor pro outro e que pode proteger o outro. Têm muitas dores por trás destas personagens, a dor de perder o irmão, de perder um ente querido. São muitas camadas, que trazem pra gente que é ator muitas possibilidades.”
Sobre Nossas Cabeças é uma realização da Modupé Produtora com financiamento através do Edital de Audiovisual setorial da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
