Desfile inédito do Novos Talentos do Shopping Barra levou artesania e ancestralidade à passarela do Barra Fashion 2024
Nós-Macramê, grande vencedora do concurso, apresentou primeira coleção de moda para clientes e público da cena fashion soteropolitana
Com um desfile inédito, resultado do Concurso Novos Talentos 2024, o Shopping Barra apresentou, na noite desta segunda-feira (7), a clientes e convidados a primeira coleção de moda da marca baiana Nós-Macramê, vencedora do projeto com o selo Barra Fashion e curadoria da consultora de Tininha Viana. Para a passarela exclusiva, os designers Cássio Caiazoo e Erick Simões levaram a Wazaká, coleção que evidencia a ligação da Nós-Macramê com a força cultural dos povos originários e os movimentos da natureza, refletida em tramas de nós, com grafismos e cores. O mito de “Wazaká – A árvore de todos os frutos” serviu de inspiração, destacando a narrativa ancestral indígena sobre escassez, fartura, inveja, enfim, sobre a força dos contrastes da vida.
“É uma noite de imensa alegria para o Shopping Barra. Com o desfile da Nós-Macramê, reafirmamos a potência do Novos Talentos, como uma vitrine para o Brasil e para o mundo da moda feita na Bahia. Um projeto que segue fazendo história, junto ao selo Barra Fashion“, destaca Karina Brito, gerente de Marketing do Shopping Barra.
Uma performance de Naiara Negreiros e Marcus Musk abriu a passarela, com um canto que reverenciava a ancestralidade, a herança cultural e a memória indígena. A trilha sonora, criada por Leandro Vitrola71, deu o tom dos modelos na passarela, com a música “Plantadeira”, de Minuska Lima. Os looks evidenciaram a artesania do macramê em equilíbrio com tecidos fluidos, em uma paleta de cores que reverencia a terra. O desfile reafirma o estilo da marca e a expertise acentuada em palco e figurino da dupla Cássio Caiazoo e Erick Simões, que já assina atualmente os adereços do Grupo Olodum, além de trabalhos feitos para grandes nomes da música baiana, como Daniela Mercury e Margareth Menezes.
“Para nossa primeira coleção de moda, trazemos essa bagagem de quem pensa palco, quem pensa arte, com uma visão mais ampliada sobre as roupas. Investimos em um design aplicado à técnica de macramê de forma única. Importante falar das nossas colaboradoras, que chegaram à Nós-Macramê através de oficinas que realizamos, contribuindo para o desenvolvimento da economia criativa”, afirmam Cássio Caiazoo e Erick Simões. A dupla evidencia ainda o compromisso socioambiental da Nós-Macramê. A coleção Wasaká foi desenvolvida com 80% das peças a partir de materiais naturais, fios e cordões reciclados e residuais e tecidos em puro algodão.
Sobre o Novos Talentos
O Concurso Novos Talentos, criado em 1998, é voltado para designers, estudantes da área e autodidatas, que já desenvolvem um trabalho profissional ligado à moda e se consolidou em toda sua trajetória. O projeto é considerado um dos maiores cases do estado, revelando grandes nomes da moda baiana nacionalmente e internacionalmente, como: Márcia Ganem, Vitorino Campos, Luciana Galeão, Ismael Soudam, Úrsula Felix, Vinícius Cerqueira, Leila da Cruz, Tarcísio Almeida, Alexandre Guimarães, Aládio Marques, Úrsula Quaresma e Gefferson Vila Nova.
Suas edições são grandes oportunidades para os novos criadores da cena fashion baiana, impulsionando a projeção desses profissionais, mobilizando a cadeia produtiva da moda e certificando o Shopping como referência de estilo no estado. Para além da visibilidade, as marcas vencedoras do Novos Talentos ganham, ao longo do processo de realização do projeto, uma oportunidade única de trabalhar com uma equipe de profissionais da área de moda, que seguem juntos desde a avaliação dos projetos à apresentação final da coleção, com o grande desfile promovido pelo Shopping Barra.
“Como curadora do projeto Novos Talentos, tenho a função de dirigir e acompanhar os estilistas no desenvolvimento da sua coleção, para que sua ideia, inicialmente em projeto, possa se materializar de forma harmônica e relevante para o público alvo do evento”, afirma a curadora Tininha Viana. A curadoria, promovida pelo Shopping Barra, envolve a escolha da equipe de backstage do desfile – que inclui camareiras, assistentes e estagiários de moda, casting de modelos, equipe de beleza -, direção de passarela, apresentação dos looks, em sintonia com a concepção musical, trilha sonora e iluminação.
Para a escolha do novo talento da moda baiana no Barra Fashion 2024, o Shopping Barra convocou um time de jurados especial, formado por profissionais com expertise no segmento fashion: a designer Silla Filgueira, o designer Gefferson Villa Nova, a jornalista Daniela Falcão, a designer e consultora de inovação Phaedra Brasil, o stylist Fagner Bispo, a apresentadora Pâmela Lucciola, a consultora de moda Kika Maia, o stylist Marcelo Gomes e o professor e designer Marcus Vinicius.
Sobre o Grupo Enashopp
O Shopping Barra é administrado pelo Grupo Enashopp, com expertise nacional e internacional voltada para o desenvolvimento, implantação, comercialização e administração de shopping centers e empreendimentos empresariais e multifuncionais. Com mais de 30 anos no mercado, o Grupo Enashopp conta com um time de profissionais com amplo conhecimento na indústria de shopping centers, atuando em empreendimentos de variados perfis e portes, levando em conta as especificidades de cada região. São mais de 1500 profissionais administrando mais de 1 milhão de m² de área construída, com uma média de 30 milhões de pessoas/ano trafegando nos empreendimentos, 5 mil unidades gerenciadas e mais de 300 mil m² de área bruta locável (ABL). O Grupo Enashopp inovou no mercado imobiliário implantando o Achei meu Ponto!, uma empresa de comercialização que possui uma plataforma digital com o propósito de ofertar, de maneira ágil e prática, a venda e locação de unidades exclusivamente comerciais e empresariais. Saiba mais sobre o Achei meu Ponto! através do site acheimeuponto.com.br.