Detran e Filhos de Gandhy lançam campanha Paz no Trânsito no 2 de Julho
Foi lançado durante o cortejo do 2 de Julho o Festival Paz no Trânsito, que visa promover políticas públicas voltadas para a Educação no Trânsito, através de ações de conscientização sobre direção segura e respeito. A iniciativa é resultado da parceria entre o Detran Bahia e o Afoxé Filhos de Gandhy, com o apoio do Comitê da Cultura da Bahia.
A campanha levou para as ruas um cortejo cultural
com os Filhos de Gandhy, grupos de fanfarras, de dança, de percussão, capoeira, hip hop, drag queens, blocos afros e Samba Junino. Ao longo do percurso, foram realizadas intervenções com artes de rua circense, reproduzindo cenas do trânsito com mensagens positivas e educativas.
“Hoje, mais do que nunca, precisamos promover a paz no trânsito. Nossa campanha não é apenas sobre regras e fiscalização, mas sobre respeito e empatia. Cada escolha segura que fazemos ao volante pode salvar vidas e construir um futuro mais harmonioso nas nossas ruas e estradas”, declarou o diretor do Detran, Rodrigo Pimentel.
O festival vai desenvolver durante um ano ações de conscientização em bairros, escolas e festas populares, criando um calendário de atividades e mobilização em Salvador, através de oficinas, cursos, palestras, arrastões e eventos culturais diversos.
Para o diretor de relações institucionais do Afoxé Filhos de Gandhy, Ademário Costa, a iniciativa valoriza a paz, a cultura e a preservação da vida. “A ideia de uma campanha que promove a paz no trânsito com ações de conscientização em festas populares como o 2 de Julho, e em outros espaços, garante à população acesso amplo a informação”, afirmou.
A coordenadora do Comitê de Cultura, Pyedra Barbosa, também destacou a relevância cultural da ação. “É uma campanha de conscientização que acontece em parceria com manifestações culturais diversas e isso tem um impacto muito positivo, pois é possível informar e promover ações de fomento e valorização cultural.”, disse a gestora.
Redução de acidentes
A campanha Paz no Trânsito tem como principal objetivo reduzir o número de acidentes no trânsito de Salvador que, segundo dados da Superintendência de Trânsito (Transalvador), registrou em 2023 uma queda de 13% no número de mortes por acidentes. As ações de prevenção pretendem promover a redução através de medidas conjuntas entre órgãos competentes, poder público e a população.
Fotos: Mayara Macêdo