Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Dia Internacional da Juventude é celebrado com debate e expressões artísticas em evento que reunirá cerca de 400 jovens

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura

Como o jovem enxerga e vivencia a nossa cidade? Quais histórias do bairro onde mora atravessam sua vida e impactam sua forma de ver o mundo? Como essa geração reivindica seu espaço na construção de um futuro mais plural e sustentável? 

As respostas para estas perguntas virão em forma de manifestações artísticas e debate no Conexão Juventudes, evento que o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social – IJCPM promove, na próxima segunda-feira, dia 26/08, das 14h às 18h, no Espaço de Eventos (piso L3) do Salvador Norte Shopping.

O evento, espera reunir cerca de 400 jovens e celebra o Dia Internacional da Juventude (12 de agosto), oficializada, há 20 anos pela Organização das Nações Unidas – ONU com o objetivo de reconhecer o papel da juventude na sociedade. Com o tema DiverCidade – Revisitar a Comunidade Ocupar a Cidade, a edição deste ano promove o diálogo sobre Diversidade e Inclusão no território urbano.

Os jovens, atendidos pelo Institutos JCPM do Salvador Shopping e do Salvador Norte Shopping, apresentarão o resultado das oficinas realizadas nos meses de junho e julho através de multilinguagens artísticas. Em dois documentários contarão as origens e histórias dos bairros Pernambués, Boca do Rio, São Cristóvão e Cassange, produzidos a partir de conversas e escuta das memórias de quem mora nesses locais.

O painel Juventude e a Cidade contará com as presenças da jornalista Naiara Oliveira, do historiador Paulo Vendaval e da influencer Amanda Soares (@pcdperigosa), com mediação da influencer Beatriz Santana (@beapretex) e debaterá quais os principais desafios do jovem em Salvador. Haverá ainda apresentações teatrais, dança, slam de poesia e finaliza com apresentação do jornalista Raoni Oliveira, com quadro musical com a Banda de Tom.

“O Conexão Juventudes acontece anualmente para marcar o Dia Internacional da Juventude e é a forma do IJCPM celebrar a importância do papel do jovem na comunidade em que vive. Celebramos em 2024 a relação das juventudes com a diversidade e as cidades. Revisitar as comunidades para valorizar as pessoas e histórias desses locais, reconhecendo as potências e os legados dos griôs pertencentes a este território.

Ocupar a Cidade de Salvador é um chamado para a resistência da juventude periférica, gerar oportunidades e estimular o protagonismo diante as possibilidades da cidade”, explica Naiana Laborda, coordenadora de Gestão e Articulação Social do IJCPM.

O encontro Conexão Juventudes acontece também em Recife, Aracaju e Fortaleza com uma intensa programação cultural e educativa que espera mobilizar cerca de 5 mil jovens, nas quatro capitais do Nordeste onde o Grupo JCPM atua. 

Sobre o IJCPM – O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social é a vertente social do Grupo JCPM que atua contribuindo através da educação, com cursos gratuitos de capacitação profissional e formação para a cidadania, buscando transformar a vida de jovens de bairros de comunidades do entorno dos seus empreendimentos.

Na Bahia, são estudantes ou jovens que concluíram Ensino Médio em escola pública, moradores do entorno do Salvador Shopping (Pernambués, Saramandaia, Boca do Rio) ou do Salvador Norte Shopping (São Cristóvão, Jardim das Margaridas e Cassange). Mais informações: www.ijcpm.com.br.

SERVIÇO

Conexão Juventudes – DiverCidade: Revisitar a Comunidade, Ocupar a Cidade

Data: segunda-feira, 26 de agosto;

Horário: 14h às 18h:

Local: Espaço de Eventos (piso L3), Salvador Norte Shopping

Evento para jovens do Instituto e convidados

Compartilhar:

Mais lidas