Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Documentário sobre ativista negra Audre Lorde será lançado em Salvador

2 minutos de leituraModo Leitura
Audre_Lorde

Mulher, negra, lésbica, feminista e ativista política. Essa é a apresentação mais resumida e, ao mesmo tempo, complexa da personagem real de “Audre Lorde – Os Anos de Berlim de 1984 a 1992”, documentário que será lançado em Salvador no dia 12 de abril, às 14 horas, no auditório do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, no bairro Canela.

A capital mais negra do país foi especialmente escolhida para ser uma das cidades de exibição do filme aqui no Brasil. O evento contará com a presença da diretora alemã Dagmar Schultz, a co-roteirista e protagonista do filme, Ika Hügel-Marshall, além da tradutora Jéssica Oliveira, que participarão de um debate com a comunidade após a apresentação do documentário.

Com duração de 79 minutos, o filme explora um capítulo pouco conhecido da vida da escritora americana no período em que viveu na Alemanha. Audre Lorde ajudou a inflamar o movimento afro-alemão e fez contribuições duradouras para a cena política e cultural antes e depois da queda do muro de Berlim. Lorde orientou e encorajou as mulheres negras alemãs a escreverem e publicarem como uma forma de afirmar suas identidades, direitos e cultura numa sociedade que as isolava e silenciava.

“Audre Lorde – Os Anos de Berlim de 1984 a 1992” traz material audiovisual inédito do arquivo pessoal da diretora Dagmar Schultz, incluindo imagens de Audre Lorde fora do palco. Com depoimentos dos colegas, alunos e amigos de Lorde, o filme documenta o legado duradouro de Lorde na Alemanha. O documentário teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Berlim (Berlinale) em 2012 e desde então foi exibido em 75 festivais em todo o mundo, recebendo diversos prêmios em categorias como melhor documentário LGBT. 

Serviço
O quê: Exibição do filme “Audre Lorde – Os Anos de Berlim de 1984 a 1992”
Quando: 12 de abril (sexta-feira), às 14 horas
Local: Instituto de Saúde Coletiva da UFBA – Auditório Prof. Guilherme Rodrigues da Silva
Endereço: Rua Basílio da Gama, s/n – Canela, Salvador – BA
Entrada: gratuita

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *