Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Doze jovens são aprovados na seleção do Bolshoi em Salvador

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
Doze_Jovens

Dos mais de 200 candidatos que participaram da pré-seleção da Escola de Teatro Bolshoi do Brasil em Salvador, na última terça-feira (9), apenas 12 seguirão para Joinville, em outubro, para participar da última fase de testes. A Escola de Dança Juliana Stagliorio, localizada no bairro do Costa Azul, sediou pela primeira vez o evento e teve dois alunos aprovados na etapa local – confira lista completa aqui.

Ilana Gabriele Santana Souza, 10 anos, estuda há um ano na escola, já Adrian de Jesus Barreto, também de 10 anos, está lá há dois. Os dois estudantes são bolsistas da instituição e, agora, precisarão arrecadar dinheiro para participar da próxima etapa, uma vez que os aprovados terão que arcar com os custos da viagem à sede do Bolshoi, em Santa Catarina. Até o final do mês, uma campanha de financiamento coletivo deve ser lançada na internet com este objetivo.

Para a fisioterapeuta e dançarina Juliana Stagliorio, foi uma alegria poder sediar o evento pela primeira vez e ainda ter dois de seus alunos selecionados entre os mais de 200 candidatos. “Foi muito gratificante ter a experiência de organizar uma seleção desse porte na nossa escola e também de proporcionar aos nossos alunos esse conforto de concorrer em um espaço com o qual eles já estão acostumados, que é onde eles treinam diariamente”, afirma.

Em 2015, cerca de 2,8 mil candidatos participaram da seleção final em Joinville. Um deles foi o estudante Thiago Nascimento, 11 anos, ex-bolsista da Escola de Dança Juliana Stagliorio. O estudante passou por todas as etapas e foi o único soteropolitano a conseguir uma bolsa de estudos no Curso Básico em Dança Clássica, que tem duração de oito anos. Em janeiro, ele embarcou para Joinville ao lado da mãe para ir em busca do sonho de ser bailarino profissional.

Atualmente, há 17 baianos estudando na unidade de Joinville. Todo ano, são selecionados apenas 40 jovens dançarinos de todo o Brasil. Os candidatos aprovados ganham uma bolsa de estudos no Bolshoi, além de auxílio-transporte, material didático e uniformes.

Referência internacional na formação de bailarinos, o Bolshoi só tem uma unidade fora da Rússia – país de origem da escola -, que fica no Brasil. “Durante a seleção pudemos ver muitos talentos, muitas crianças bonitas, que irão se deparar com excelentes professores e viver da dança. É muito bom ver dois dos nossos tendo essa oportunidade e pra gente é sensação de missão cumprida”, finaliza Juliana.

Sobre a Escola de Dança Juliana Stagliorio

Em 2009, Juliana Stagliorio fundou a escola de dança que leva o seu nome com o desejo de disponibilizar ao público baiano uma metodologia que aliasse arte e ciência, e que, ao mesmo tempo, empolgasse os alunos pelo amplo acesso às linguagens artísticas e ofertasse treinamento técnico adequado com prevenção de lesões.

Para alcançar seus objetivos, Juliana passou a formar seus próprios professores através de um curso de 180 horas, com um currículo que abarca noções de anatomia, fisiologia, psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento, psicomotricidade, aplicada às classes de dança, educação jurídica e estágio supervisionado. Hoje, este curso recebe professores de dança de várias escolas de Salvador e de cidades do interior da Bahia.

A Escola de Dança Juliana Stagliorio oferece aulas de Ballet Clássico, Baby Ballet, Ballet Adulto, Jazz Dance, Sapateado Americano, Sapateado Irlandês, Ball Fitness, Alongamento e Fitdance.

Durante as aulas, além da técnica de cada modalidade, realiza-se o condicionamento físico e geral e específico, através de técnicas de Pilates, exercícios funcionais, pliometria e intervenções de abordagem LBO. Técnicas para o desenvolvimento da criatividade, desinibição e construção de autoconfiança integram o planejamento das aulas.

Compartilhar:

Mais lidas