Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

É hoje! Jornalista Flávia Oliveira participa do projeto ‘Porto dos Saberes’ com palestra sobre ativismo, jornalismo e representatividade

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura

Encontro acontece no dia 7 de agosto, às 15h, no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), com inscrições gratuitas.

Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) recebe, na próxima quinta-feira, 7 de agosto, a jornalista e comentarista Flávia Oliveira para o nono encontro do projeto Porto dos Saberes. A atividade começa com uma visita mediada às exposições do museu às 14h, seguida da palestra às 15h, com o tema “Jornalismo, Ativismo e Representatividade: a palavra como ferramenta de mudança”.

Com uma carreira marcada por análises que unem economia, política e questões raciais, Flávia se tornou uma das vozes mais relevantes do jornalismo brasileiro. Sua trajetória profissional inclui passagens pelos principais veículos do país, como O Globo, onde mantém coluna fixa, além da Rádio CBN e GloboNews, onde atua como comentarista de política, economia e questões raciais. Flávia é reconhecida por incorporar ao jornalismo econômico uma abordagem que considera recortes de gênero, raça e território, qualificando o debate público com base empírica e análise crítica.

Entre seus marcos, recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo, o Prêmio Imprensa Embratel, o Elizabeth Neuffer (ONU) e, mais recentemente, homenageada na 46ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Em 2023, foi condecorada com o grau de Oficial da Ordem de Rio Branco. Sua atuação também se estende ao podcast Angu de Grilo, que apresenta ao lado da filha, Isabela Reis, e onde amplia o debate sobre mobilidade social, violência institucional e representatividade. 

No encontro, Flávia Oliveira propõe um diálogo sobre o jornalismo como território de disputa simbólica, onde a palavra se torna ferramenta de enfrentamento, memória e transformação.Ao longo do ano, o projeto Porto dos Saberes tem reunido personalidades negras de diferentes campos do conhecimento, provocando reflexões profundas sobre sociedade, cultura e futuro. A programação também inclui visitas gratuitas para escolas públicas, coletivos sociais e organizações de base comunitária.

Além disso, a iniciativa atua como ponte entre jovens universitários e o mercado de trabalho, conectando estudantes a empresas instaladas no entorno do Porto de Salvador. Em sua edição de 2025, participaram nomes como Erika MalunguinhoMonique EvelleAldri AnunciaçãoDra. Lívia VazVilma ReisVal BenvindoMidiã Noelle e Isa Isaac Silva, consolidando-se como uma plataforma de reflexão e disseminação da produção intelectual sobre a sociedade brasileira, gerada a partir das contribuições do pensamento negro contemporâneo.

Porto dos Saberes é realizado pela Amafro por meio do Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador, com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Sobre a Amafro

Sociedade Amigos da Cultura Afro-Brasileira (AMAFRO), organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) fundada em 2002, é a entidade gestora do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), que conta com patrocínio da Petrobras via Lei de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura. Dedicada à valorização, preservação e difusão das culturas afro-brasileiras e afro-diaspóricas, a AMAFRO consolida o museu como um espaço de referência para a construção de conhecimento, a promoção da igualdade racial e o fortalecimento das narrativas negras no Brasil e no mundo.

SERVIÇO


Palestra – Jornalismo, Ativismo e Representatividade: a palavra como ferramenta de mudança, com Flávia Oliveira

Quando – 7 de agosto de 2025 (quinta-feira), visita mediada às 14h; palestra às 15h

Local – Rua das Vassouras, 25 – Centro Histórico – Salvador/BA, no Educativo do Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira

Vagas – 20

Inscrições gratuitas: www.museuafrobrasileiro.com.br/index.php/projeto-porto-dos-saberes

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *