Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Editora Diálogos Insubmissos lança 24 de março Formação de Docentes Negres do Nordeste

4 - 5 minutos de leituraModo Leitura
Renata_Dias

No próximo dia 24 de março, às 19h, no Restaurante Roma Negra (Terreiro de Jesus), a Editora Diálogos Insubmissos lança o projeto Formação para Docentes Negres do Nordeste, que este ano chega a sua segunda edição, com aulas síncronas e assíncronas de abril a junho. A proposta é promover reflexões a partir da produção intelectual de pessoas negres – principalmente, de mulheres negras, no campo das artes, a fim de potencializar e contribuir com a prática e cotidiano das salas de aulas de educação básica da rede pública no Nordeste.

 

O evento conta com a participação de Renata Dias, Superintendente de Promoção Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, que irá falar sobre a potência das artes negras e a importância de levar debates/formações com temáticas negres para docentes de escolas públicas, instituições em que se tem maior índice de estudantes negres. Neste ano de 2023, a Editora reafirma parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo e o Grupo de Pesquisa Diáspora (CNPq/UEFS).

Após a fala de Renata Dias, o evento terá a apresentação musical da DJ Nai Kiese. Haverá distribuição gratuita de livros de mulheres negras feitos em parceria com a Rosa Luxemburgo. A taxa solidária para acesso ao evento são pacotes de absorventes, que serão doados a organizações que atuam no combate à pobreza menstrual.

De acordo com a diretora CEO da Editora Diálogos Insubmissos, Dayse Sacramento, a formação é uma atividade com diversos debates em torno de temas que podem contribuir e dialogar com perspectivas artísticas, políticas, educacionais e culturais, que acolham e respeitem a diversidade e complexidade das experiências humanas presentes na escola pública. Além de fomentar o pensamento crítico com destaque para a perspectiva de mulheres negras.

II edição

No início de março, a Editora abriu as inscrições para 30 vagas – totalmente gratuitas – que foram preenchidas em menos de três horas, por docentes dos nove estados nordestinos, atuantes na Educação Básica da Rede Pública, o que levou a abertura de mais 20 vagas, um total de 50.

A aula magna que tem como título “Por que formar docentes em Artes Negras? A insubmissão intelectual em sala de aula” irá ocorrer dia 31 de março com a participação de Isabelle Sanches, preta soteropolitana, Doutora em Estudos Étnicos e Africanos, Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Serrinha/BA); Onisajé, diretora teatral, dramaturga e doutora em Artes Cênicas (Teatro Preto de Candomblé: uma construção ético-política de encenação e atuação negras/UFBA).

Elas irão falar sobre a importância de formações continuadas para docentes da educação básica que tem como bibliografia a produção intelectual de negres e o reflexo destas ações nas salas de aula. A segunda edição da formação tem como título “Insubmissão Política e Formativa da Cultura e Artes Negras”.

Apoio

No Brasil, há 20 anos, a Fundação Rosa Luxemburgo desenvolve projetos de apoio e fortalecimento da democracia, dos direitos humanos e da natureza  e de estímulo e circulação do conhecimento crítico. Para isso realiza parcerias com diversas organizações e movimentos do campo progressista da sociedade brasileira. Além disso, também mantém viva e atuante a obra e legado de Rosa Luxemburgo, polonesa/alemã e importante referência de ação política.

“Nós da Fundação Rosa Luxemburgo consideramos estratégico o trabalho de formação e disseminação de conteúdos políticos e críticos. Neste sentido é com muita alegria e honra que, mais uma vez, atuamos em parceria com a Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras na construção desta atividade junto com professores e professoras que trabalham na rede pública do Nordeste. Fundamental também este deslocamento geopolítico onde é possível apoiar projetos realizados para e por pessoas/mulheres nordestinas considerando a região como protagonista da ação política no país”. Christiane Gomes – coordenadora de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo

Insubmissão Preta

Em 20 de novembro de 2021, foi lançada a Editora Diálogos Insubmissos e sua primeira publicação, o livro “Insubmissão Intelectual de Mulheres Negras Nordestinas”, que reúne nove ensaios de mulheres negras dos estados do Nordeste, escritos no contexto atual da pandemia da Covid-19. A obra é fruto de uma longa e firme parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo.

A Editora Diálogos Insubmissos é uma instituição que se preocupa com a descentralização da produção de conhecimento e busca contribuir na geopolítica desta produção, ao mesmo tempo que também deseja fomentar a circulação intelectual de pessoas negras nos diversos campos como literatura, arte, política, educação.

A Editora é uma empresa que descende da Plataforma literária Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras, criada por Dayse Sacramento, em 2017, em parceria com outras intelectuais e pesquisadoras negras baianas.

Serviço

O quê – Evento de lançamento da Formação para Docentes Negres do Nordeste – Editora Diálogos Insubmissos, com a Renata Dias – superintendente de Promoção Cultural do Estado da Bahia – e a Dj Nai Kiese

Quando – 24 de março de 2023, às 19h

Onde – Restaurante Roma Negra – Terreiro de Jesus

– @editoradialogosinsubmissos /

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *