Em parceria inédita, Open Television e DiALAB desafiam profissionais de audiovisual a criar um curta-metragem em até 48 horas
Após edições de sucesso em Joanesburgo, Berlim, Guadalajara, Londres e Cidade do Cabo, a premiada plataforma de streaming e incubadora de mídia Open Television (OTV) trará pela primeira vez ao Brasil o seu programa “Brave Futures”, uma série de competição que desafia cineastas, criativos e contadores de histórias de todos os níveis a criar um curta-metragem até 48 horas, usando a capital baiana como tela.
O programa interseccional de filmes trará o conceito para a cidade de Salvador, reconhecida como a Capital Negra da América Latina, de 14 a 30 de outubro, por meio de uma parceria inédita com a DiALAB, plataforma internacional voltada ao desenvolvimento de carreiras, consultoria de projetos e networking para profissionais negros do audiovisual. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.
O Brave Futures Salvador contará com 24 artistas, distribuídos em 6 equipes diferentes, que serão selecionados para criar, produzir e finalizar um curta-metragem de 3 a 7 minutos de duração em até 48h, sendo que cada filme deverá incorporar os seguintes elementos: um tema, uma locação e uma ação. Ao final do processo, todos os filmes serão exibidos publicamente e concorrerão a diversos prêmios, conforme a votação do público, podendo ainda serem selecionados para participar de outras atividades.
“O Brave Futures é aberto para profissionais de audiovisual do todo o mundo e prioriza pessoas que são frequentemente marginalizadas pelas intersecções de raça, gênero, etnia, classe, sexualidade e nível educacional. O programa convida e desafia a próxima geração de cineastas a desenvolver histórias que representem o seu poder e resiliência num ambiente de produção independente que tem como base a interseccionalidade, a inclusão e o impacto social”, explica Elijah McKinnon, Co-Founder da Open Television e do programa Brave Futures.
Para Emerson Dindo, CEO da Produtora Portátil e da plataforma DiALAB, a parceria será uma excelente oportunidade de fomentar na capital baiana um palco para que cineastas soteropolitanos tenham liberdade para despertar as suas criatividades. “Convidamos os profissionais de audiovisual a celebrar Salvador como um lugar onde as fronteiras entre o real e o imaginário se dissolvem, proporcionando um cenário diverso e multicultural com infinitas possibilidades, tanto por meio do Brave Futures quanto pelo DiALAB Festival, que vai acontecer em dezembro e também está com inscrições prorrogadas até o dia 07/08”, comemora.
Gabriela Correia, produtora executiva e sócia da Gran Maitre Filmes, reforça a importância dessa parceria: “Trazer o Brave Futures para Salvador em co-produção com a Portátil e a plataforma DiALAB é mais uma oportunidade para destacar a riqueza cultural e a criatividade da cidade. Estamos entusiasmados em colaborar com essas instituições para oferecer aos cineastas locais uma plataforma que celebra a diversidade e a inovação no audiovisual. Salvador tem um potencial imenso e acreditamos que este evento será um marco para a produção independente na região”, finaliza.
SERVIÇO:
Inscrições gratuitas pelo site
Data das inscrições: até 07 de agosto de 2024
Formação das equipes: roteirista, produtor (a), diretor (a) e editor (a) – um profissional de cada.
Local do evento: Salvador, Bahia, Brasil.
Data: As equipes deverão estar disponíveis para participar presencialmente nas seguintes datas: 14/10 (Evento de lançamento), 16/10 (Laboratório Criativo), 18 a 20 de outubro #BraveFuturesSSA 48 Hour Film Race e 30/10 (Cerimônia de exibição e premiação).
Mais sobre a OTV:
A Open Television é uma plataforma indicada ao Emmy para televisão interseccional, com artistas e suas visões criativas no centro. Em 2015, esta plataforma de distribuição sem fins lucrativos que apoia artistas e comunidades marginalizadas pela sua raça, gênero, sexualidade, classe, religião, deficiência ou nacionalidade começou como parte de um projeto de investigação em curso na Northwestern University. Além de fornecer uma rede de atendimento para fomentar toda a trajetória de um projeto criativo, desde o início até o lançamento, a OTV também oferece conectividade, financiamento e consultoria por toda parte. Tudo isso para levar ao público as histórias do nosso tempo, que muitas vezes são sub-representadas ou ausentes na TV.
Mais sobre a DiALAB:
A DiALAB é uma plataforma internacional voltada ao desenvolvimento de carreiras, consultoria de projetos e networking para profissionais negros do audiovisual de todo o mundo. Criada em 2018 por Emerson Dindo e Leandro Santos, desenvolve e impulsiona projetos como os premiados “Açucena”, de Isaac Donato, vencedor de melhor filme da principal Mostra de Cinema de Tiradentes; “Nós, Povos das Ilhas”, de Elson Santos, premiado no Hot Docs Canadian International Documentary Festival e Blue Ice Docs (Canadá) e selecionado para o Spotlighted Projects do Marché du Film do Festival de Cannes, entre outros. Os programas da DiALAB já receberam representantes de 13 países da América Latina, Europa e África e diversas pessoas participaram dos cursos de formação e das atividades abertas ao público, tornando a plataforma uma das mais relevantes do país.