Espetáculo teatral inspirado na obra de bell hooks estreia em Salvador
Com abordagem irreverente sobre educação de crianças e jovens, “Ensinando a Transgredir” fica em cartaz de 29/08 a 26/09 e abre o projeto “1, 2, 3 Salve Todos!”
Três continentes e diferentes culturas numa só crítica: contra a educação aprisionadora de jovens e crianças. Essa é a proposta do espetáculo “Ensinando a Transgredir”, que estreia na sexta-feira (29/08), no Teatro Molière da Aliança Francesa, em Salvador. Com encenação de Marconi Arap e produção do Grupo TECA, a peça adapta a obra do dramaturgo português Tiago Rodrigues, articulando reflexões da educadora afro-americana bell hooks com influência da linguagem teatral do autor alemão Bertolt Brecht.
O espetáculo é voltado tanto para o público juvenil quanto para adultos, e para todos os interessados no tema da educação. Serão cinco apresentações às sextas-feiras (29/08, 05/09, 12/09, 19/09, 26/09) e uma única no sábado 06/09, sempre às 20h. Essa temporada também inaugura uma nova fase para o Teatro Molière: a peça dá o pontapé inicial para o projeto “1, 2, 3, Salve Todos!”, que pretende realizar espetáculos mensais sobre o tema da educação no segundo semestre de 2025.
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/ensinando-a-transgredir/3089728
Na trama, a vida de uma turma de Ensino Médio vira de ponta cabeça quando um novo professor de filosofia traz uma proposta extraordinária: pede que os alunos lhe xinguem em sala. A partir deste ato de transgressão aparentemente grosseiro, um mundo de pensamento crítico invade a vida desses adolescentes – com consequências igualmente trágicas e libertadoras.
Ao longo da peça, trechos do livro de bell hooks que dá nome a este espetáculo se intercalam à trama, interpretados pela atriz e educadora Mariana Freire. As ideias de bell hooks, que ampliou conceitos do intelectual brasileiro Paulo Freire pelo ponto de vista feminista, classista e negro norteamericano, são colocadas em diálogo com a cena num exercício de intertextualidade.
1,2,3 Salve Todos!
Capitaneado pelo Grupo TECA Teatro, o Projeto “1, 2, 3, Salve Todos!” surgiu de uma iniciativa em grupo para a produção de espetáculos e leituras dramatizadas de autores contemporâneos. Em seu primeiro ano, em 2024, realizou quatro leituras dramáticas no Centro Cultural Casa Preta. Em 2025, por ocasião da sua nova residência no Teatro Molière, decidiu promover três montagens independentes com o objetivo de debater temas caros à juventude, mas de apelo universal.
Além de “Ensinando a Transgredir”, o projeto seguirá pelo mês de outubro com o espetáculo “A Revolta dos Pinguins” (título provisório), com texto inédito de Luciana Comin e direção de Diogo Watanabe. Em novembro estreia “Cartas de Gaza”, com direção de Sérgio Farias, cujo texto parte de monólogos de crianças e adolescentes que faziam teatro na faixa de Gaza nos anos de 2008 e 2009. A dramaturgia deste espetáculo é do diretor Sérgio Farias e do ator Camilo Fróes.
Teca Teatro e Outras Artes
O Teca Teatro e Outras Artes é um grupo teatral baiano criado em 2003 que produz espetáculos profissionais, dirige uma escola não-formal de artes, realiza um festival anual e desde 2024 organiza o Observatório Nacional de Teatro para Infâncias e Juventudes em parceria com o CBTIJ/ASSITEJ-Brasil em parceria institucional com a escola de Teatro da UFBA e o Grupo de Pesquisa CRICA: Criar para Crianças ligado à UFRB. Tem como principal objetivo a popularização do teatro para crianças e jovens e a organização desse segmento na Bahia, Nordeste e Brasil, estimulando a produção de uma arte que sensibilize e estimule o raciocínio em todas as idades.
SERVIÇO
Espetáculo “Ensinando a Transgredir”
Quando: Às sextas feiras 29/08, 05/09, 12/09, 19/09 e 26/09, e no sábado 06/09, sempre às 20h.
Onde: Teatro Molière na Aliança Francesa, Av Sete de Setembro, 401, Barra. 40130-000, Salvador
Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia) através da plataforma Sympla
