Esquentando os Atabaques: a voz ancestral do Afoxé que mantém a Bahia pulsando
O som dos tambores vai ecoar no coração do Pelourinho no dia 30 de novembro (sábado), com o evento “Esquentando os Atabaques”, uma celebração vibrante que reafirma a força, a ancestralidade e o valor do Afoxé como Patrimônio Cultural da Bahia. Promovido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), o desfile reúne alguns dos mais importantes grupos tradicionais do estado, guardiões da memória afro-baiana e das tradições que moldam a identidade do nosso povo.
O cortejo será um verdadeiro espetáculo de cores, cantos e tambores, reverenciando os Orixás e exaltando a herança africana que pulsa nas ruas do Centro Histórico. O público será convidado a vivenciar uma experiência única, onde o sagrado e o popular se unem em harmonia, reafirmando a importância do Afoxé na preservação da cultura e na resistência do povo negro. A concentração será iniciada a partir das 14h, no viaduto da Praça da Sé e o desfile seguirá pelo Centro Histórico (Pelourinho).
Entre as entidades participantes estão nomes consagrados e representativos do movimento afro-baiano:
Afoxé Ayralogum, Afoxé Daraju de Odé, Afoxé Insaba Maza, Afoxé Korin Nagô, Afoxé Preto Velho, Afoxé Baianas do Reino, Afoxé Filhos de Jagun, Afoxé Filhos de Nanã, Afoxé Filhos de Omolu, Afoxé Korin Efan, Afoxé Obá de Xangô, Afoxé Relíquias Africanas, Afoxé Yá Odara, Afoxé Mesa de Ogãs, Afoxé Dança Bahia, Afoxé Oráculo, Oju Omim e Oba Meji.
O “Esquentando os Atabaques” é mais do que um evento: é um ato de reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira, uma demonstração viva da resistência cultural que atravessa gerações, preservando saberes, ritmos e espiritualidade. O toque dos atabaques, o balanço das baianas e a energia dos afoxés farão do Pelourinho um grande terreiro de celebração à ancestralidade.
Com o IPAC à frente dessa iniciativa, o desfile reafirma o compromisso do Governo do Estado da Bahia com a preservação do patrimônio imaterial e com o fortalecimento das manifestações culturais que dão alma ao povo baiano.
Serviço:
Local: Pelourinho – Salvador/BA
Data: 30 de novembro (sábado), concentração a partir das 14h
Evento: Esquentando os Atabaques – Afoxé, Patrimônio Cultural da Bahia
Realização: IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
