Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Essa vitória do Bolsonaro representa uma vitória democrática nas urnas? Por Walter Takemoto

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
Walter-Takemoto

Escrevi um post curto questionando quem diz que devemos respeitar o resultado das urnas por representar um processo democrático e a decisão dos eleitores.

Parte dos que comentaram o post escreveram pedindo que eu explicitasse o significado.

Pois bem.

Até mesmo no portal da embaixada americana eles dizem que nos USA se pratica dois tipos de democracia: a representativa que é o voto nas urnas e a direta que é a participação da população nas decisões tomadas pelos governantes e suas instituições.

Aqui se confunde democracia com eleição e só.

Em raros momentos os donos do poder econômico admitiram o protagonismo político da população. Basta ver que o projeto do governo Dilma de participação popular nos limites da institucionalidade foi rejeitado pelo congresso.

Se formos falar da organização autônoma dos movimentos sociais e populares diante do estado, os partidos conservadores e o poder econômico consideram coisa de comunista, vândalos, e até mesmo setores da esquerda aceitam desde que sob controle para que não atrapalhem a governabilidade.

Voltando a eleição.

A primeira questão é que todo o processo eleitoral é e sempre será determinado pelo poder econômico. Basta ver que a grande maioria dos parlamentares representam o poder econômico ou igrejas. Mesmo nos governos Lula e Dilma foi assim, e por isso deram o golpe e aprovaram todos os retrocessos nos direitos sociais e trabalhistas.

E essa eleição Haddad X Bolsonaro não só foi determinada pelos anos de campanha de criminalização do PT e seus governos, como prenderam o Lula para impedir que fosse candidato, colocaram em ação uma indústria criminosa de fake news financiada por empresários para favorecer o Bolsonaro e grandes meios de comunicação trabalharam pela eleição da besta fera.

Como dizer que a vitória do Bolsonaro foi democrática? Em qualquer país dito civilizado e liberal isso não seria admitido.

Aqui pode por estarmos em estado de exceção. Ou se esqueceram?

E, por fim, democracia não se resume a eleição ou participação. Envolve também respeito a diversidade de um povo, direitos fundamentais garantidos, acesso a informação, conhecimento e educação de qualidade, entre outros.

Aqui nada disso existe.

Com dizer que esse resultado expressa um processo democrático?

Eu não aceito e não reconheço esse governo.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *