Estão abertas as inscrições para as atividades da 1ª Feira Literária de Autoras Baianas – Marcas Contemporâneas
Há oficinas formativas, chamadas públicas para partilhas de experiências e concursos de poesia; evento gratuito será no Goethe-Institut, de 7 a 9/11
Literatura feita por mulheres / Foto Clarissa Macedo
Já estão abertas as inscrições gratuitas para as atividades da 1ª Feira Literária de Autoras Baianas – Marcas Contemporâneas. O evento será realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, no Goethe-Institut Salvador (ICBA), Corredor da Vitória. A programação inclui feira de livros, mesas de bate-papo, contações de histórias, oficinas, apresentações, sessões de autógrafos, lançamentos de livros, além de ações como slam poetry e Café Literário. A entrada é gratuita. Mais informações no Instagram @feiradeautorasbaianas.
As atividades com inscrições abertas são:
– 8/11, 9h30-11h30 – Oficina Literatura e negritude, para estudantes de escolas públicas, com JEANE SÁNCHEZ
– 8/11, 14h-17h – Oficina Literacura, com LÍLIAN ALMEIDA
– 9/11, 13h-16h – Oficina Livro de artista: ARTivismos possíveis, com ANDRÉA MASCARENHAS
– 9/11, 15h15-16h45 – Oficina de poesia falada, com MÁ REPUTAÇÃO
As inscrições e participações nas Oficinas da FLAB são gratuitas, sendo possível se inscrever em todas elas, com a participação condicionada à disponibilidade de vagas nas oficinas escolhidas como opção secundária. A seleção priorizará pessoas que se identifiquem como mulheres e seguirá a ordem de inscrição. Caso as vagas não sejam preenchidas com esse público, serão convocadas as demais pessoas inscritas, também conforme a ordem de inscrição.
FEIRA LITERÁRIA – Formulário de inscrição para participação na Feira Literária de Autoras Baianas
Aberta ao público.
CHAMADA PÚBLICA PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS – Formulário para inscrição de Partilhas de Experiências na Feira Literária de Autoras Baianas
Podem se inscrever exclusivamente mulheres que desenvolvem atividades ligadas à literatura.
CONCURSO DE POESIAS PARA ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA – Formulário de inscrição para participação no concurso de poesias para estudantes da rede pública de ensino da Bahia – Feira Literária de Autoras Baianas
Podem se inscrever estudantes regularmente matriculadas em escolas da rede pública de ensino do Estado da Bahia, desde que se identifiquem como mulheres. A participação é individual, e as participantes deverão estar presentes na Feira para receber o prêmio, caso sejam selecionadas.
Sobre a 1ª Feira Literária de Autoras Baianas – Marcas Contemporâneas
A escritora Clarissa Macedo é a idealizadora da Feira Literária de Autoras Baianas – Marcas Contemporâneas / Foto arquivo pessoal
Idealizada pela escritora Clarissa Macedo, a Feira tem como objetivo dar visibilidade às autoras baianas e ampliar o alcance da produção literária feita por mulheres. Um dos eixos do evento é o diálogo com as novas gerações de leitoras e leitores. Para isso, serão realizadas atividades voltadas a estudantes do Ensino Fundamental e Médio — especialmente da rede pública —, com o intuito de aproximar esse público do universo literário e das autoras locais, ampliando o acesso à formação crítica.
Estão confirmadas na programação da Feira autoras de destaque como Calila das Mercês, Yacunã Tuxá, Kátia Borges, Jovina Souza, Lorena Ribeiro e Edma de Góis, que irão compartilhar suas obras e experiências, contribuindo para o diálogo literário e cultural do evento. Em breve, serão divulgados mais detalhes sobre a programação completa.
Viabilizado por meio do edital LIA DA SILVEIRA PNAB – Edital nº 05/2024, com apoio do Goethe-Institut, da Academia de Letras da Bahia e do Instituto Cervantes, a Feira tem origem no pioneiro Encontro de Autoras Baianas – Marcas Contemporâneas, realizado em 2021, durante a pandemia de Covid-19, com apoio da Lei Aldir Blanc.
Encontro de Autoras Baianas – Marcas Contemporâneas foi online, durante a pandemia da Covid-19, em 2021 / Imagem do Youtube
Naquele momento, o evento foi realizado de forma totalmente online, com rodas de conversa e apresentações artísticas transmitidas pelo YouTube, todas conduzidas por mulheres. A proposta central era criar um espaço legítimo e seguro para que autoras pudessem debater e exercitar suas práticas literárias em um ambiente historicamente marcado pela hegemonia masculina.
Agora em sua primeira edição presencial, a Feira reafirma seu papel como espaço de celebração, visibilidade e construção coletiva. “Ao reunir autoras, leitoras, educadoras e artistas em um mesmo espaço de escuta, troca e celebração, o evento busca criar pontes entre gerações e linguagens, promovendo um encontro plural e acessível, onde a palavra escrita, falada ou performada se torna ferramenta de transformação e visibilidade”, afirma a escritora Clarissa Macedo.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
SERVIÇO
1ª Feira Literária de Autoras Baianas – Marcas Contemporâneas
Quando: De 7 a 9 de novembro
Onde: Goethe-Institut Salvador (ICBA), no Corredor da Vitória
Quanto: Gratuito
Programação:
Dia 1 – 7/11/2025:
Noite:
19h: Abertura do evento: Mesa de abertura/homenagem: De Lilith à Rainha Vashti: as muitas mulheres de(em) Myriam Fraga – Evelina Hoisel, Angela Fraga e Edma de Góis – mediadora.
20h30: show Nós, com Cláudia Cunha
Dia 2 – 8/11/2025:
Manhã:
9h: Feirinha de Livros infantojuvenis (durante todo o evento)
9h: Feira de Livros (durante todo o evento) – Arpillera, segundo selo, Caramurê, P55, Natesha, Paralelo 13S, Mormaço.
9h: Posto de coleta de doações de alimentos para o Programa Bahia Sem Fome (durante todo o evento)
9h: Exposição guiada da autora homenageada Myriam Fraga (durante todo o evento)
9h: Contação de história para crianças – Rosana Paulo
10h: Sessão de troca e doações de livros
9h30 às 11h30: Oficina 1 (Literatura e negritude) para estudantes de escolas públicas – Jeane Sánchez
11h: Mediação de Leitura – Mata doce, por Hildália Fernandes
11h: Partilha de experiências: gestão de espaço culturais com literatura: eventos, saraus, festivais
11h30: leitura do poema da estudante Camile Vitória Ezequiel Souza, do Colégio Estadual Nelson Mandela, finalista do Concurso de Escrita Criativa Versos de Identidade – Ano II, iniciativa da 5ª edição da Festa Literária Arte e Identidade
12h: premiação das vencedoras do concurso de poesia para estudantes de escola pública
Tarde:
14h: Partilha de experiências: arte-educação em contextos periféricos
14h às 16h: Capacitação para educadoras: literatura e inclusão, Anna Karyna Torres Côrtes
14h-17h: Oficina Literacura – Lílian Almeida
15h às 16h30: Capacitação para educadoras: Desenvolvimento de Clubes de Leitura, Lorena Ribeiro
15h-16h30: Painel de Debate 1: Crítica literária: estética e feminismo: Luciene Azevedo – mediadora, Maria Dolores Rodrigues e Ilza Carla Reis serão as convidadas para este debate.
16h30 às 17h recital aberto
17h – 18h30: Painel de Debate 2 – Literatura infantojuvenil – novas perspectivas: Mônica Menezes – mediadora, Amanda Julieta e Ionã Scarante.
18h30 às 19h: recital aberto
Noite:
18h30: Sessão de autógrafos e lançamento de livros de diversas autoras
19h às 20h30: Painel de Debate 3 – Entre versos e metaversos: mulheres que escrevem ficção científica – Mariana Madelinn, Carol Vidal e Jessika (mediadora).
20h30: Atividades culturais: sarau a voz como corpo da palavra: Fabíola Cunha, Lidiane Ferreira, Jovina Souza, Emanuela Vieira e Renata Ettinger.
21h Show musical Flor de Chanana, com Chá Rize
Dia 3 – 9/11/2025:
Manhã:
9h: Feirinha de Livros infantojuvenis (durante todo o evento)
9h: Feira de Livros (durante todo o evento) – Arpillera, segundo selo, Caramurê, P55, Natesha, Paralelo 13S.
9h: Posto de coleta de doações de alimentos para o Programa Bahia Sem Fome (durante todo o evento)
9h: Exposição guiada da autora homenageada Myriam Fraga (durante todo o evento)
9h: Contação de história para crianças – Ionã Scarante
9h30: Contação de história para crianças – Celina Bezerra
10h: Contação de história para crianças – Palmira Heine
10h às 11h: Partilha de experiências: Projetos literários em escolas
11h às 12h: Partilha de experiências: narrativas orais como elemento de acesso à literatura
Tarde:
13h-16h: Oficina Livro de artista: ARTivismos possíveis – Andréa Mascarenhas
13h às 14h30: Painel de Debate 4 Literatura indígena: da oca ao tablet – Yacunã Tuxá – mediadora, Denizia Kawany e Ane Kethleen.
14h: Café Literário: sessão de conversas entre editoras e autoras iniciantes
14h30: Sessão de autógrafos e lançamento de livros das autoras convidadas
14h30: #Elasrimam: slam poetry – Slam das Minas Bahia (com Nega Fyah, Má Reputação e Ludmila Singa)
15h às 16h30: oficina de poesia falada: Má Reputação
15h às 16h30: Painel de debate 5 Literatura LGBTQIAPN+: trilhas e perspectivas Mariana Paim, Nina Maria e Kátia Borges – mediadora.
16h30: Sessão de autógrafos e lançamento de livros
17h-18h30: Painel de debate 6 – encerramento Literatura negra: um novo cânone?: Esmeralda Cravançola – mediadora, Hildália Fernandes e Calila das Mercês comporão esta mesa de discussão.
18h30: Atividades culturais: Sarau literário (20h): Sarah Oliveira Carneiro, Iolanda Costa, Ângela Vilma, Esther Blanco e Martha Galrão (tessituras: palavras de fogo e alma)
19h: Mel do Cumbe
