Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Evento gratuito e aberto ao público, Arena São Joaquim impacta jovens e feirantes

4 - 6 minutos de leituraModo Leitura
Arena_So_Joaquim_impacta_jovens_e_feirantes

Para marcar o encerramento do Projeto Empreendedores do Futuro São Joaquim, no próximo dia 16 de março, a partir das 15h, acontece o Arena São Joaquim. O evento acontece no Doca 1, ao lado do Terminal Marítimo de Salvador, e vai reunir jovens e feirantes contemplados pelo projeto. Eles receberão seus certificados e poderão participar de uma série de apresentações culturais, além de uma Roda de Conversa sobre a importância e o impacto da Feira de São Joaquim para a economia e a cultura de Salvador.

O evento, uma iniciativa Junior Achievement Bahia, também contará com produtos diversos da Feira de São Joaquim, sendo expostos e comercializados pelos feirantes. A ação é aberta ao público. São esperadas pessoas passantes, além da presença de autoridades locais e empresários.

 

Na Arena São Joaquim, o público colocará em prática os conhecimentos adquiridos durante o projeto, além de poder expor e vender seus diversos produtos, desde alimentos a artesanatos. O Banco do Nordeste também participa do projeto para oferecer soluções de crédito e microcrédito, acrescentando um componente estratégico que amplia os horizontes econômicos dos feirantes e convidados.

Para Tainã Neves, gerente executiva da Junior Achievement Bahia, o diferencial do projeto está em sua abordagem inclusiva e na busca pela colaboração contínua entre os membros da comunidade, visando fomentar laços comunitários, compartilhamento de experiências e inovação entre os feirantes. “O projeto busca colaborar com a comunidade da Feira de São Joaquim, reconhecendo e celebrando esse espaço como fundamental para a cidade. Não é apenas uma cerimônia de encerramento, mas, sim, um encontro que simboliza o fortalecimento da comunidade, a união de feirantes e jovens e a promoção do crescimento sustentável”, opina.

Adriana Medeiros, supervisora de marketing do Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons, diz que a iniciativa visa valorizar um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento socioeconômico de Salvador. “A Feira de São Joaquim é muito importante para a economia baiana, mas é, sobretudo, um patrimônio material e imaterial da nossa gente, cultura e pujante história. Tem espaço cativo nos lares e nos corações das famílias baianas ao longo de gerações”, destaca.

A ação acontece em parceria com a Wilson Sons e Banco do Nordeste – Governo Federal, e conta com o apoio do Doca 1 – Polo de Economia Criativa, Centro Estadual de Educação Profissional – CEEP Empreende, Hub Salvador, Centro Público de Economia Solidária  – CESOL Salvador, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda –SEMDEC e do Correio da Bahia, e busca fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável dos comerciantes da Feira de São Joaquim, por meio do conhecimento e da valorização do espaço.

Sobre o projeto

Iniciativa inovadora e inclusiva, o Projeto Empreendedores do Futuro São Joaquim busca promover o crescimento pessoal, a capacitação profissional e o desenvolvimento sustentável de feirantes e jovens familiares dos feirantes de São Joaquim. O projeto teve início com uma trilha de aprendizagem, dividida em quatro módulos, com foco na educação empreendedora. O objetivo é proporcionar um estímulo à curiosidade intelectual e ao senso crítico, contribuindo para o desenvolvimento da comunicação e trabalho em equipe. Novas turmas deverão ser abertas ainda em 2024.

Confira a programação do evento

15h – Abertura para o público

16h – 16h15 – Abertura com Banda Didá

16h15 – 16h25 – Apresentação Institucional

16h25 – 17h – Mesa de Conversa

1) Pai Cesar D’Ajagunã – coordenador da Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro (FENACAB);

2) Avani de Almeida – presidente do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Filhos da Feira de São Joaquim e Suplente Administrativa do SindFeira – Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Salvador

3) Jorge Washington – ator do Bando de Teatro Olodum e afrochefe no Culinária Musical;

4) Adriana Medeiros – supervisora de Marketing no Tecon Salvador, unidade de negócio da Wilson Sons

5) Dadá da Feira – chef no Cantinho da Dadá

6) Banco do Nordeste – BNB;

Mediadora: Linda Bezerra (editora-chefe do Correio da Bahia)

17h10 – 17h25 – Certificação dos participantes da Trilha e lançamento das novas turmas

17h25 – 1h – Apresentação Cultural: Escola de Samba Filhos da Feira de São Joaquim

15h às 19h – Stands de vendas dos feirantes (artigos religiosos, artesanato, floricultura, produtos alimentícios)

Sobre a JA Bahia

Uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, a Junior Achievement, fundada em 1919, estimula o desenvolvimento de estudantes para o mercado de trabalho através do método “aprender-fazendo”.

A cada ano, a rede da JA Worldwide mobiliza cerca de 470 mil voluntários que capacitam mais de 10 milhões de alunos em mais de 100 países. Há 36 anos no Brasil, a JA leva conteúdo para todos os estados e já capacitou mais de 5 milhões de alunos com o apoio de mais de 150 mil voluntários.

Na Bahia, há 18 anos, são cerca de 90 mil jovens beneficiados, cerca de cinco mil voluntários, mais de 470 escolas parceiras e mais de 50 empresas parceiras. A JA Bahia atua no estado atendendo alunos do ensino fundamental e médio com programas que abordam conteúdos de educação financeira, empreendedorismo e preparação para o jovem no mercado de trabalho. Para conhecer sobre os programas e como fazer parte, basta acessar jabrasil.org.br/ba e redes sociais: @jabahia.

Sobre a JA

Uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, a Junior?Achievement, fundada em 1919, estimula o desenvolvimento de estudantes para o mercado de trabalho através do método “aprender-fazendo”.

 

A cada ano, a rede da JA?Worldwide?mobiliza cerca de 470 mil voluntários que capacitam mais de 10 milhões de alunos em mais de 100 países. Há 36 anos no Brasil, a JA leva conteúdo para todos os estados e já capacitou mais de 5 milhões de alunos com o apoio de mais de 150 mil voluntários.

 

Na Bahia, há 18 anos, são cerca de 90 mil jovens beneficiados, cerca de cinco mil voluntários, mais de 470 escolas parceiras e mais de 50 empresas parceiras. A JA Bahia atua no estado com atendendo alunos do ensino fundamental e médio com programas que abordam conteúdos de educação financeira, empreendedorismo e preparação para o jovem no mercado de trabalho. Para conhecer sobre os programas e como fazer parte, basta acessar jabrasil.org.br/ba?e redes sociais:?@jabahia.

Compartilhar:

Mais lidas