Evento internacional coloca em pauta a saúde da população negra
Na próxima semana, entre os dias 15 e 17, inicia em Porto Alegre o I Simpósio Internacional de Saúde da População Negra. O evento irá ocorrer no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e visa estabelecer subsídios para o fortalecimento da implementação da Política Nacional da Saúde da População Negra.
Durante o simpósio serão relatadas experiências no Sistema Único de Saúde (SUS), produções acadêmicas, pesquisa e extensão, além de práticas no terceiro setor e nos movimentos socais para que assim haja uma troca de saberes entre os participantes e possibilidades de criar estratégias de atuações. Por tanto, a programação procura contemplar a diversidade de abordagens sobre a temática, bem como agregar atividades relacionadas à cultura afro-brasileira.
Como uma ação estratégica da Década dos Afrodescendentes, pretende-se com esse evento construir um espaço de interação e diálogos sobre a temática em âmbito internacional. Dessa maneira, o intuito é atingir trabalhadoras e trabalhadores da saúde; gestores e gestoras da saúde; usuários e usuárias, conselheiros e conselheiras e demais representantes do controle social; estudantes da área da saúde ou áreas afins; professores e professoras do campo da saúde; entre outros e outras interessados (as) na temática. O público previsto é de 800 pessoas.
Compreendendo Saúde sob visão ampliada e transversal aos aspectos socioeconômicos, espaciais, políticos, culturais e históricos, pretende-se reunir interessados (as) em debater, refletir e propor ações para a melhoria da saúde da população negra. O I Simpósio Internacional de Saúde da População Negra é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Restinga, com parceria do Ministério da Saúde, Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Organização Pan-Americana da Saúde, Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e Organização Mundial da Saúde – Escritório Regional para as Américas.
Programação:
?
15 de novembro
15h Abertura Oficial
16h Mesa Principal: Raça, Etnia, Inclusão social e Saúde: Década do Afrodescendente
?
16 de novembro
9h Promoção da equidade racial na atenção básica: Vivenciando a Equidade Racial em Saúde
14h Iniquidades Raciais em Saúde Bucal no Brasil
14h Os impactos do racismo na infância e na juventude: Prevenção e cuidado na rede Psicossocial
14h Direitos Humanos: Saúde, Acesso e Justiça
14h Mulheres negras: Garantia dos Direitos Sexuais e Reprodutivos
14h Religiosidade de Matriz Africana e Saúde: Cuidados em Terceiros
18h Determinantes Sociais e Raciais: Conceito para efetivação do Direito à Saúde
17 de novembro
8h Desafios: A co-infecção HIV/ AIDS e TB
8h Ensino e pesquisa na implementação da PNSIPN
8h 100 anos de Doença Falciforme
8h Equidade no SUS e a Relação Afro Estrangeiros
8h Juventude negra e os desafios da década
13h Abertura do Seminário: Políticas Pública para a População Negra: CDRH/NUPSEXUFRGS
14h Políticas Públicas em Saúde para a Equidade raça, relações de gênero e sexualidade
