Espetáculo Virtual “Cartas Libanesas”
Aprovado pelo Edital ELETROBRAS FURNAS, através do Projeto “Cartas Libanesas – A Imigração na Formação do Brasil” e aclamado pela crítica, o espetáculo “Cartas Libanesas” é a história de um mascate, contada por um ator mascate que resgata suas próprias histórias para refletir sobre a imigração.
Este ano o espetáculo – de autoria de José Eduardo Vendramini e direção de Marcelo Lazzaratto, direção de vídeo de Flávio Barollo e roteiro de Eduardo Mossri, Karen Menatti e Flavio Barollo – retorna, com adaptação textual e uma nova roupagem para o audiovisual. A turnê, que já passou por Natal, Fortaleza, João Pessoa e Recife encerra a temporada no Nordeste com sessões direcionadas ao público de Salvador, entre os dias 29 e 31 de outubro, com distribuição gratuita de ingressos, através da plataforma Sympla, e pelo site www.cartaslibanesas.com.br .
Construído em 2009, a partir de cartas que a avó recebia do avô de Eduardo, com a contribuição de relatos verídicos de outros imigrantes libaneses, o monólogo conta a história de Miguel, um jovem libanês que vem para o Brasil com o intuito de prosperar e voltar à sua terra, onde deixou sua esposa grávida. Ao mesmo tempo em que se encanta com o Brasil, o personagem precisa enfrentar o preconceito, as dificuldades com a língua e a saudade da família e da terra-mãe. Após anos de sofrimento e trabalho, Miguel decide convencer a mulher a vir morar com ele no novo país.
Eduardo fala sobre os desafios da nova turnê: “Em todo trabalho que eu faço, meu grande objetivo é fazer com que ele possa circular, gosto de ver ele chegar aos mais diferentes públicos, inclusive visando sair do eixo Rio – São Paulo. Infelizmente uma pandemia mundial inviabilizou essa circulação presencial, mas assim como toda a classe artística, fomos desafiados a arranjar formas de seguir e, essa versão de “Cartas Libanesas” online é uma resposta a isso, criando uma obra totalmente inédita e tão potente quanto. E quando for possível, voltaremos a encher teatros e a circular nos mais diferentes estados. Esse desejo em mim não muda!”
O espetáculo tem trilha inédita composta especialmente por Gregory Slivar e figurino de Fause Haten, e sua narrativa tangencia temas políticos, como a imigração e os choques culturais que formam o Brasil, mostrando a importância da trajetória de grupos de outras nações na formação do país.
Em tempos em que questões imigratórias estão tão fortes, “Cartas Libanesas” é uma história de amor e gratidão a todos aqueles que imigraram e enriqueceram a nossa identidade cultural.
Além das apresentações online, a turnê contemplará ainda o bate-papo on-line “Prosa com o Ator”, um diálogo informal entre o ator Eduardo Mossri e um representante de cada estado por onde a peça circulará. Em Salvador o bate-papo será no dia 27 de outubro, via plataforma Zoom, tendo como convidada a atriz Tina Tude, e a discussão será baseada em temas presentes no espetáculo, como: imigração, memória, ancestralidade, identidade e direitos humanos. Passando ainda pelo fazer teatral e o papel da arte como reflexão da história e a construção de um povo, ampliando o olhar, a diversidade cultural e a representatividade, promovendo também a aproximação do público com o teatro, confirmando o potencial da arte em ser educadora e colaboradora diante de uma realidade social. O público-alvo será estudantes e docentes de instituições públicas de Salvador.
Outra atividade será o Workshop “O Ator Contador de Suas Memórias”, a ser realizado no dia 28 de outubro, das 19h às 22h, tendo como público-alvo atores e não atores, a partir de 18 anos, residentes em Pernambuco. No workshop o ator Eduardo Mossri relaciona a sua pesquisa no processo de criação do espetáculo “Cartas Libanesas”, para promover o resgate de histórias pessoais e a escrita dramática, como estímulo do imaginário pessoal e criativo do ator. A ideia é compartilhar com estudantes, atores profissionais ou não profissionais, algumas dinâmicas, jogos e técnicas pré-expressivas, que possam contribuir na reflexão de suas próprias experiências, memórias e ancestralidade, como um dos caminhos no fazer teatral. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas no site www.cartaslibanesas.com.br
A nova temporada do espetáculo “Cartas Libanesas” é uma realização da BOBOX Produções, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e ELETROBRAS FURNAS, e o apoio cultural do Museu da Imigração e Museu do Café do Estado de São Paulo.
SERVIÇO
CARTAS LIBANESAS – SALVADOR
– Transmissão do espetáculo Cartas Libanesas: Dias 29,30 e 31 de outubro, às 20h
Distribuição gratuita de ingressos – www.cartaslibanesas.com.br
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Plataforma: YouTube
*As sessões também podem ser assistidas por pessoas de outras cidades/estados bastando que estas retirem os seus ingressos na plataforma Sympla.
– Prosa com o Ator e Convidados: Quarta-feira, 27 de outubro, 18h às 20h – Curso Técnico de Teatro do Ceep Isaias Alves
Público-alvo: Estudantes e docentes de Instituições públicas
Plataforma: Zoom
– Workshop “Ator Contador de suas Memórias”: Quinta-feira, 28 de outubro, das 19h às 22h
Público-alvo: Atores e não atores, a partir de 18 anos, residentes em Salvador
Plataforma: Zoom
Inscrições Gratuitas – www.cartaslibanesas.com.br
Exibição: Plataforma: Zoom
Informações adicionais
Valor - Acesso Grátis através de plataforma Sympla, e pelo site www.cartaslibanesas.com.br
Contato -