Estreia do Projeto Coreto de Choro com Grupo Patuscada

Ritmo instrumental genuinamente brasileiro dos mais antigos, o choro traz em si a marca da espontaneidade e tem nas suas rodas uma expressão viva da essência da música brasileira. Celebrá-lo ao tempo que valoriza os coretos de Salvador como espaços públicos culturais é a proposta do projeto Coreto de Choro, que tem estreia neste domingo, dia 24, às 16 horas, no coreto do bairro do Santo Antonio Além do Carmo. Serão, ao todo, cinco domingos em diferentes coretos da cidade.
À frente do projeto, está o Grupo Patuscada que apresentará um repertório composto por choros em arranjos diferenciados, com influências de ritmos variados, dando uma abordagem contemporânea a este importante gênero musical instrumental brasileiro.
O projeto é uma realização da Multi Planejamento Cultural e do Grupo Patuscada, contemplado no edital Arte em Toda Parte – Ano III, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, busca ampliar a vivência deste gênero musical.
Para o público do projeto, o Grupo Patuscada idealizou uma versão inédita do seu show, na qual os integrantes farão uma aula-espetáculo, com apresentações lúdicas sobre o choro. A inspiração para o formato dos encontros vem do desejo de dar continuidade à tradição por meio da preservação da oralidade.
Originalmente, as rodas de choro nasceram como espaço onde músicos experientes e jovens instrumentistas trocam experiências e diálogos musicais, garantindo de um lado a preservação e de outro a renovação da mais autêntica música brasileira. Preservar o ritmo sob a luz da sua expressão mais original é a proposta que o Patuscada leva para os coretos de Salvador.
As próximas apresentações serão em Plataforma, na Praça São Braz (21/2); no Largo 2 de Julho (6/3); e no Abaeté, em Itapuã (20/3). O local do último show, que está marcado para o dia 3 de abril, ainda será definido.
Grupo Patuscada – O Grupo Patuscada é formado por cinco músicos experientes: Elisa Goritzki (flauta), Dudu Reis (cavaquinho), Daniel Velloso (violão 7 cordas), Gel Barbosa (Sanfona) e Reinaldo Boaventura (pandeiro e percussão). Os artistas, que já atuam no cenário do choro há muitos anos, formaram o Patuscada, em 2014, em Salvador.
Cada um dos integrantes traz experiências tanto de âmbito nacional como internacional, o que permite uma troca grande de informações e ideias musicais. Este fator tem contribuído para a inspiração e surgimento de novos elementos nos arranjos e interpretações da banda.
No próximo mês de março, o Grupo Patuscada estreia o Projeto Rodando o Choro, voltado para a circulação e formação em choro. O projeto irá circular por Serrinha e Feira de Santana, ocupando a sede das Filarmônicas das cidades entre os meses de março e junho. A ação prevê apresentações gratuitas de chorinho, oficinas e atividades de intercâmbio com os integrantes de grupos musicais.
Informações adicionais
Valor - Grátis
Contato -