Festival Eletrobras Chesf Arte & Natureza com Jam Delas
Domingo 10/9/23, às 16 horas.
Em apresentação com nove integrantes, o coletivo feminino de Salvador leva ao público peças como Floresta Azul ( Letieres Leite) e A Rã ( João Donato / Caetano Veloso), com direito a improvisos destacando o talento das musicistas.
Retirada de convite
A riqueza do universo natural e a importância de sua preservação são temas que atravessam as atrações do Festival Eletrobras Chesf Arte & Natureza. Dez shows de grandes nomes da música instrumental nacional e canto coral irão levar apresentações inéditas para o Teatro Vila Velha, em Salvador, de 1° a 10 de setembro. No repertório, estão peças de compositores como Caymmi, Tom Jobim, Chiquinha Gonzaga, Luiz Gonzaga, Villa Lobos, entre outros. As obras serão escolhidas a partir de suas relações com biomas brasileiros, animais, águas e outros itens.
No dia 1 de setembro, às 19h30, abrindo o Festival Eletrobras Chesf Arte & Natureza, Ivan Sacerdote Trio apresenta interpretações únicas de clássicos da música brasileira relacionados à natureza. No repertório, estarão presentes peças de Chiquinha Gonzaga, Tom Jobim, João Donato, Caetano Veloso, Gilberto Gil, e outros artistas renomados. A apresentação contará, ainda, com releituras de músicas do espetáculo “Nós, Por Exemplo” (realizado no mesmo Teatro Vila Velha, em 1964). O momento terá como destaque uma homenagem para Gal Costa e Maria Bethânia, com arranjo em clarinete e sanfona para o dueto realizado por elas na música Sol Negro”, de Caetano Veloso. Carioca radicado em Salvador, Ivan Sacerdote é conhecido por sua habilidade técnica e versatilidade. Bacharel em Clarinete e mestre em Música pela Universidade Federal da Bahia, usa a formação clássica para transitar pela música popular do Brasil com influência do jazz. Em 2020, foi indicado ao Grammy Latino, na categoria de melhor álbum de música brasileira, com o disco realizado em parceria com Caetano Veloso.
Em paralelo às apresentações musicais, acontecem também oficinas culturais no e nos salões do Teatro Vila Velha e no Museu de Arte Moderna da Bahia, para proporcionar ao público o conhecimento e desenvolvimento de técnicas e habilidades a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis e do uso de elementos naturais.
O Festival Eletrobras Chesf Arte & Natureza é um evento carbono zero, com 100% das emissões geradas por suas atividades compensadas com o plantio de árvores, manutenção de florestas ou outras atividades do tipo.
Os locais que receberão seus shows e oficinas são acessíveis a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. 30% de todas atividades contarão com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais – Libras e Audiodescrição (destacadas aqui nas seções “10 Shows” e “12 Oficinas”).
O Festival Eletrobras Chesf Arte & Natureza é realizado pelo Estúdio Centro e Ministério da Cultura do Governo Federal, a partir da Lei de Incentivo à Cultura, PRONAC 210178. O Projeto foi selecionado pelo Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2022.
Informações adicionais
Valor - Acesso Gratuito
Contato -