Lançamento do Livro Encantadas

Para os leitores que acompanham os movimentos de José Carlos Limeira, e para os que chegam agora à sua casa poética, a presente coletânea reencena, sob o viés lírico, os embates do poeta com as tensões decorrentes da relação entre a vida pessoal e as demandas sociais. O desnudamento da realidade social e a aproximação amorosa ao outro, indicadas como linhas de força de sua poética, relacionam o autor a outros nomes importantes da lírica ocidental.
A partir desse reconhecimento, é oportuno ressaltar que a inserção das especificidades socioculturais da afrodescendência nessa tradição lírica resulta,como aponta o crítico Eduardo de Assis Duarte, no “abalo da noção de identidade nacional una e coesa” e na “descrença da infalibilidade dos critérios de consagração crítica, presentes nos manuais que nos guiam pela história das letras aqui produzidas”.
Considerando a proposição crítica de Assis Duarte, somos apresentados, de imediato, a uma poética afrodescendente e/ou negra e/ou afro-brasileira à qual estão ligados José Carlos Limeira e outros poetas já mencionados. Sob essa perspectiva, sua poética centra-se na particularidade do ser negro para contrapor-se à espoliação imposta aos afrodescendentes: sua voz é, portanto, a voz da coletividade específica com a qual se identifica. Porém, a extensão e a profundidade da poética de José Carlos Limeira, bem como a sua recepção em círculos que atingem, passo a passo, fronteiras além do seu próprio grupo social, nos permitem assinalar o quanto de universalidade há nas heranças da afrodescendência no âmbito da sociedade brasileira. O fato de sua poética ter surgido como uma poética da margem revela mais a dificuldade de nossa sociedade em lidar com as suas alteridades (embora sejam essas alteridades um de seus elementos instituintes) do que a confiança do poeta em saber-se universal a partir do seu pertencimento à uma ordem cultural particular.
A publicação da obra de José Carlos Limeira é um acontecimento de relevo na cena literária brasileira, por tratar-se de uma voz poética consolidada e atenta às provocações contemporâneas. A densidade de sua escrita decorre da maneira como enfrenta a desigualdade e a injustiça social no país e, também, os percalços da própria escrita. Por isso, o espírito crítico do poeta não descuida das armadilhas do seu ofício e, ao mesmo tempo, não perde o entusiasmo de quem se empenha em traduzir vontades que são suas e, tantas vezes, de uma comunidade maior.
Informações adicionais
Valor - Não Informado
Contato -