Primeira Feira do Livro
Comemorado no mês de setembro, o Dia Europeu das Línguas é uma iniciativa que encoraja as pessoas, de todas as idades, a aprenderem novos idiomas. Este movimento é motivado em Salvador por três instituições que resguardam e promovem culturas de países do velho continente: o alemão Goethe-Institut, o espanhol Instituto Cervantes e a Aliança Francesa. Para festejar a data, juntos, eles realizam a Primeira Feira do Livro, um evento que celebra as línguas e estimula que mais soteropolitanos tenham acesso aos patrimônios simbólicos dos países que representam. A programação acontece nos dias 23 e 24 de setembro (sexta e sábado), na Aliança Francesa, aberta ao público.
Músicas, sarau, leituras, filmes, bate-papo e venda de livros vão aprofundar o contato do público com o alemão, o espanhol e o francês. Alunos dos três institutos são convidados a mostrar o que já aprenderam e aprimorar o que sabem, enquanto curiosos poderão experimentar outros sistemas de comunicação e se arriscar neste amplo universo. Goethe, Cervantes e Aliança praticam, assim, seus propósitos de fortalecer as relações com o Brasil e o mundo, disseminando suas expressões e tradições enquanto reconhecem a importância de trânsitos globalizados, plurais e interculturais.
Na agenda, o primeiro dia de atividades começa às 14h e reserva espaço para leituras em alemão, espanhol e francês. No segundo dia, que se inicia às 9h da manhã, vai ter o bate-papo “A interculturalidade no cotidiano”, marcado para as 10h. Ainda estão programados trailers de filmes em seu idioma original, a partir das 14h, um sarau com canções nas três línguas, às 17h, e ainda um karaokê, a partir das 18h30. Durante todo o período, músicas de cada país fazem a trilha sonora e a feira de livros comercializa exemplares das bibliotecas e coleções de cada instituição, a preços reduzidos – e toda arrecadação será revertida em benefício do Espaço Cultural Comunitário Pierre Verger, localizado no Engenho Velho de Brotas.
Informações adicionais
Valor - Grátis
Contato -