Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Rita Braz – Lançamento Afro & Arte

Domingo, 13/09/2015 às 14:00
| |
18 18 pessoas já visualizaram este evento
Rita Braz – Lançamento Afro & Arte

Ela traz o sentido do sagrado em seu canto. Uma voz ao lírico em diálogo com o popular. Inteira em sua percepção musical voltada a trilhar os caminhos da nossa ancestralidade negra. Timbre dos mais bonitos da cena cultural baiana; ao cantar para os orixás ela nos inscreve, pela audição, no universo religioso que nossos irmãos africanos reinventaram no Brasil e, na Bahia, chamaram de Candomblé.

Fruto dos encontros vocais, de tradições musicais. Uma mulher que representa em sua arte o vigor das Mães Negras nos barracões dos terreiros cantando para os elementos da Natureza. Uma afinação harmoniosa de tonalidade européia somando-se à força mágica de um canto eterno.

O Projeto Afro&arte nasce de um conjunto de idéias, surgidas em uma roda de conversa entre Ygas Eloy, Rita Braz e Dory, três artistas. Artes Plasticas, musica e teatro,, profissionais da área, preocupados em trazer para o carnaval de Salvador um diferencial em termos de espetáculo de rua e promover através de ações específicas um trabalho de ordem social, onde fossem trabalhadas oficinas de preparação para a construção do evento (Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Percussão e nestas atividades praticas em estamparia, cenografia, figurino, adereços, serigrafia, canto coral e outros… Como prioridade, promover o reconhecimento de uma identidade cultural, resgate histórico, fortalecimento da auto-estima, capacitação em atividades especificas de trabalho e renda, logo; uma busca pela cidadania.

O Primeiro contato foi com a comunidade de Fazenda Garcia e lá em reunião firmamos alguns compromissos, tentando caracterizar e dar forma ao nosso grupo. Também firmamos uma parceria com a Pastoral da Mulher Marginalizada (PMM), amiga parceira que tem por objetivo a promoção humana das mulheres e jovens em situação de riscos e suas famílias. Resolvemos iniciar o trabalho com o apoio destas, oferecendo o material humano, o saber artístico, estético e, sobretudo pedagógico (aspectos cognitivos, emocionais e sociais), para através do incentivo a cultura, resgatá-los e tê-los como sujeitos integrantes e participantes do fazer coletivo que é o carnaval. Outro espaço nos foi cedido no Politeama, Ficando estabelecido as aulas de Artes na Casa Azul, situada no Pelourinho rua Inacio Acciole, 28 em nossa sede e aulas.

Informações adicionais

Valor - Gratis

Contato -

Horário

Domingo, 13/09/2015 das 14:00 às 02:59
 

Categoria do evento

Compartilhar com amigos