Sagração da Primavera
Pela primeira vez, os jovens músicos do programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) e alunos da Escola de Dança da FUNCEB irão se encontrar em uma grandiosa atividade artística cultural. Jovens instrumentistas e bailarinos se reunirão para apresentar a Sagração da Primavera 2016, nos dias 15 e 16 de outubro, sábado (às 20h) e domingo (19h), no Teatro Castro Alves.
Também pela primeira vez, a antológica composição de Stravinsky, coreografada por Oscar Araiz, será realizada com música ao vivo em Salvador, por uma orquestra baiana.
O clássico será apresentado pelos músicos da principal formação musical do NEOJIBA – a Orquestra Juvenil da Bahia – e por alunos da Escola de Dança da FUNCEB, instituições que têm, em comum, objetivos de alcance social e artístico, através do atendimento a crianças e jovens que não têm, necessariamente, acesso à formação em artes. O processo de construção da montagem inclui um ensaio aberto, no dia 14 de outubro (sexta), para os Núcleos de Prática Orquestral do NEOJIBA, espaços culturais da FUNCEB, escolas públicas e ONG’S.
A Sagração da Primavera, composição musical revolucionária do erudito compositor russo Igor Stravinsky (1882-1971), foi criada para o balé em dois atos do coreógrafo VaslavNijinsky (1890 – 1950), também originário da Rússia, estreando no Théâtre dês Champs-Élysées, na capital francesa, em 29 de maio de 1913. Na narrativa, uma garota é marcada para ser entregue como oblação à divindade primaveril, no auge de um ritual pagão, com o objetivo de conquistar para seu povo uma colheita proveitosa.
A força e ousadia do balé A Sagração da Primavera já inspiraram várias versões. Em 1987, o Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) montou sua própria versão, com a belíssima coreografia do argentino Oscar Araiz, e, em 2013, remontou-a, como parte do Projeto BTCA Memória, criado para a Escola de Dança da FUNCEB, sob a curadoria artística de Jorge Vermelho. Nesta versão 2016 o BTCA, corpo artístico do TCA, presta consultoria à montagem da mesma coreografia de Oscar Araiz, com toda a energia e impacto que a caracteriza.
Ação em parceria – O espetáculo é fruto da parceria entre a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia(SecultBA), e o NEOJIBA, programa da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, com gestão realizada pelo Instituto de Ação Socialpela Música (IASPM), entidade sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social.
O projeto é composto por duas equipes de gestores, pesquisadores, artistas e produtores colaboradores entre si, entusiastas da arte como atividade essencial para o ser humano e, por isso, fundamental para sua formação.
Informações adicionais
Valor - R$4 (inteira) e R$2 (meia)
Contato -