Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Exposição gratuita une arte à ciência com obras de artistas baianos, mexicanos e espanhóis

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

Intitulada de “A Cidade pelo Avesso”, a mostra artística está aberta no Shopping Vitória Boulevard até o dia 22 e chega ao Campus CTN da UNIFACS a partir do dia 25 de novembro

Buscando fortalecer a cidadania através da arte, Salvador recebe a Exposição de Artes Visuais “A Cidade pelo Avesso”, um projeto que reúne esculturas e pinturas de artistas baianos, mexicanos e espanhóis, sob curadoria de Luzimar Azevedo/Salvador-Brasil e Laura Bueno González/Salamanca-Espanha.

Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada até o dia 22 de novembro, no Shopping Vitória Boulevard, localizado na Avenida 7 de Setembro, 1839 – Salvador, de segunda a sábado, das 9 às 20h, e domingo, das 12h às 19h. Já do dia 25 ao dia 30 de novembro, a exposição estará no Campus Tancredo Neves (CTN) da Universidade Salvador (UNIFACS), localizado na Av. Tancredo Neves, 2131, Caminho das Árvores, das 8h às 21h30.

A ação faz parte do Projeto seriado CIENCIART, que está em sua sexta edição e foi desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da UNIFACS. Jorge Menezes, coordenador da exposição e professor da UNIFACS, destaca que o conceito para esta edição surgiu a partir do tema “Direito à cidade”, reunindo estudantes de mestrado, doutorado e graduação em iniciação científica com interesses voltados para cidadania, urbanismo, acessibilidade e a falta do Estado em áreas marcadas pela violência.

“Atrelado ao tema escolhido, visitamos várias vezes o bairro do Calabar e, a partir desses encontros, conhecemos o grafiteiro Caique e o desafiamos a acolher os artistas de Salvador vinculados ao Projeto CIENCIART para fazer intervenções nas paredes das ruas do bairro. A partir daí, também resolvemos fazer quadros para a exposição itinerante, buscando inovar, associando arte à ciência e unindo a perspectiva dos artistas com as potencialidades encontradas por pessoas que moram nas favelas”, destaca Menezes.

O professor conta que, nos próximos meses, a exposição também passará pela Estação da Lapa e pelo Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB). Além disso, a mostra artística será apresentada internacionalmente na Universidad de Ixtlahuaca, no México, e na Universidad de Salamanca, localizada na Espanha.

Serviço 

Exposição “A Cidade pelo Avesso” 

Local: (Até 22/11) Vitória Boulevard – Avenida 7 de Setembro, 1839 – Salvador/BA – De segunda a sábado, das 9 às 20h; Domingo, das 12h às 19h 

(25 a 30/11) Campus Tancredo Neves (CTN) UNIFACS, Av. Tancredo Neves, 2131, Caminho das Árvores – Salvador/BA – Das 8h às 21h30 

Entrada gratuita

Compartilhar:

Mais lidas