Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Exposição
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
Exposição "Gênesis" com Muricy, Dida Murta, Marco Lima, Rodrigo OMG e Donato
Quarta-feira 29 Junho 2022, 16:00 - 18:00

Acessos : 11990

A partir de 11 de abril de 2022 - Dia da Chapada Diamantina - a região terá uma nova opção de roteiro cultural: a VB Galeria de Arte Contemporânea. Situada aos pés do Morro do Pai Inácio, cartão postal da Chapada, a VB Galeria faz parte da Villa Barriguda, um novo empreendimento turístico em Campos de São João.

A galeria abre suas portas com a exposição coletiva “Gênesis”, composta por cinco artistas: Muricy, Dida Murta, Marco Lima, Rodrigo OMG e Donato. Com curadoria de José Félix, idealizador e sócio do empreendimento, a mostra apresenta forte presença da arte urbana, com obras que contemplam elementos naturais, por meio das linguagens contemporâneas com base no grafite e em ilustrações feitas de nanquim.

Instalada em uma área verde de 15 mil m², a Villa Barriguda está estrategicamente posicionada entre dois importantes destinos turísticos da região: a cidade de Lençóis e a cidade de Palmeiras, onde fica o Vale do Capão. “Estamos em um lugar de fácil acesso, por onde praticamente todos os turistas passam enquanto visitam pontos turísticos famosos como o Morro do Pai Inácio, Poço do Diabo, as grutas da Pratinha e da Lapa Doce e muitos outros”, comenta José Félix.

A galeria possui duas salas internas, terraço e uma agradável área externa. "Queremos receber obras e coleções em múltiplas linguagens, principalmente de artistas em ascensão, tornando a VB Galeria parte do circuito de galerias do estado da Bahia.” complementa Maurício Cerqueira, sócio do empreendimento.

Em breve, será inaugurada uma loja com artigos produzidos pela Villa Barriguda e pelos artistas que por ela passam, como camisetas, bolsas, canecas, ímãs, adesivos, cartões postais, pôsteres, livros, guias, além de produtos legítimos da Chapada Diamantina.

Sobre os artistas:


Muricy
A estética das obras de Muricy nos leva a diferentes interpretações da realidade. Com múltiplas técnicas, Muricy cria cenários surreais com cores vibrantes, formas geométricas em 3D, figuras humanas que se misturam com animais e elementos florais. Tudo com a força da linguagem do grafite - sua escola - presente no uso dos sprays, das tags e das narrativas. Natural de Feira de Santana-BA, Muricy ganhou projeção nacional recentemente e já ornamentou casas de jogadores de futebol e artistas como Ivete Sangalo, Ferrugem, Projota, Léo Santana, Tony Sales, Igor Kanário, entre outros.

Dida Murta

Os calangos, pequenos lagartos que vivem por toda a Chapada Diamantina, são as marcas registradas de Dida Murta. Suas obras mostram a imensa capacidade do artista em explorar as formas deste animal em diferentes apresentações cheias de mínimos detalhes, pontos, texturas, ranhuras e sombras feitas em nanquim. Nascido em Serrinha-BA, Dida começou a desenhar aos 14 anos e ainda jovem teve oportunidade de viver nos Estados Unidos, onde aprimorou suas técnicas.
Residente em Lençóis há quase 15 anos, Dida participou de exposições coletivas no Brasil e nos Estados Unidos e também já foi sócio em uma galeria de arte em Lençóis.

Marco
Marco Lima usa toda a sua experiência e habilidade como caricaturista em obras vibrantes criadas com múltiplas técnicas. A paixão pelo grafite está totalmente presente em suas criações, que também brincam com personagens da cultura pop, tags e lettering. Natural de Itabuna – BA, Marco foi criado em Salvador, é autodidata, foi através das caricaturas que ele se reconheceu artista plástico, ainda criança.

Rodrigo OMG

Personagens cheios de expressões e texturas se revelam com diversas técnicas, quando Rodrigo OMG  leva suas artes para as telas e para os muros.
Desde criança, sempre esteve envolvido com diferentes expressões artísticas, Rodrigo se encontrou artista visual há 10 anos, no ambiente digital do design gráfico.

Donato

As ilustrações de Donato têm influência do Mangá - arte com base no nanquim. Com traços bem detalhistas, realistas e precisos, o artista apresenta cenas expressivas que parecem cotidianas com forte presença de elementos naturais e orgânicos. Autodidata, Donato desenha desde criança e encontrou no nanquim a técnica ideal para se expressar.

A Villa Barriguda

A Villa Barriguda é uma hospedagem que será inaugurada em breve. Moderna e totalmente integrada à natureza, dispõe de espaços especiais que inspiram momentos de relaxamento, contemplação e privacidade. Sua concepção partiu de um casal franco-brasileiro que desejava trazer ao interior da Bahia uma experiência turística com serviços inovadores e princípios sustentáveis.

Campos de São João é um povoado com menos de mil habitantes, clima de interior e povo acolhedor. Suas ruas de pedras e casarões antigos ajudam a contar a história cultural da Chapada Diamantina, especialmente pela presença de um trecho da Estrada Real, por onde a Coroa Portuguesa escoava o ouro do interior da Bahia em direção a Rio de Contas, no século XIX.

Chapada Diamantina

11 de abril é celebrado o Dia da Chapada Diamantina. A data faz parte do calendário oficial de eventos do Estado da Bahia desde 2018, como reconhecimento da relevância da região para a Bahia.

Destaque no cenário turístico nacional e internacional, a Chapada Diamantina está entre os principais destinos do nordeste. Seus cenários naturais exuberantes formados por morros, rios, cachoeiras, grutas e cavernas são convites imperdíveis para visitantes que buscam o turismo de natureza e também o turismo cultural.

Da arte rupestre aos shows musicais, as charmosas cidades no entorno do Parque Nacional apresentam excelentes opções de passeios e programações culturais, desde festas e manifestações tradicionais, até eventos ligados à dança, teatro e cinema, além  de  museus e exposições de artes visuais.

 

Valor Acesso Grátis

Quando: 11 de abril a 11 de agosto de 2022; Horário: segunda a sábado, das 16h às 18h.

Localização  V/B Galeria de Arte Contemporânea - Campos de São João
Villa Barriguda, Campos de São João - Palmeiras - Chapada Diamantina,
Brasil/Bahia/Palmeiras/Capão
46930-000
+55 (75) 99991-5257

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-131Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-049Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-076Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-117Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-269Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-298Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0926Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1119Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1268Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1573Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: