Festival A Feira chega a Lauro de Freitas com shows gratuitos, economia criativa e programação para toda a família
O Festival A Feira desembarca neste fim de semana em Lauro de Freitas, levando uma programação gratuita e diversificada para a Praça das Orquídeas (Vilas do Atlântico), nos dias sábado (6) e domingo (7), a partir das 10h. A iniciativa integra a itinerância comemorativa dos 10 anos da Feira da Cidade, projeto de rua pioneiro no incentivo à economia criativa da Bahia.
Durante os dois dias, o público poderá conferir atrações musicais, área gastronômica, feira criativa com cerca de 40 empreendedores, atividades infantis e experiências culturais pensadas para todas as idades. Moda, artesanato, decoração, produtos sustentáveis e itens temáticos para o Natal estarão disponíveis ao longo do evento, que também contará com ações lúdicas voltadas para o público infantil.
No sábado (6), a partir das 13h, a programação começa com Samba Catolé, grupo tradicional com mais de 18 anos de história. Em seguida chega o Bloco Afro Bankoma – que celebra 25 anos de trajetória com um show especial em homenagem à sua caminhada de existência e resistência. O dia ainda segue com Noêmi convida Edy Vox e Batata, que levará a energia da axé music, com releituras e músicas autorais.
Já no domingo (7), a atração principal é o cantor e compositor Pedro Pondé, nome consolidado da música independente da Bahia. Com uma carreira marcada pela passagem por projetos como Scambo e O Círculo, antes de seguir carreira solo, o artista construiu uma identidade sonora que transita entre a MPB, o rock, o reggae e as influências da música baiana. Antes, às 16h, tem ainda Ayobá, trio de instrumentistas que mistura xote, jazz e reggae. A programação infantil fica durante todo evento, além de Dj Werson das 11h ás 16h.
A passagem do projeto por Lauro de Freitas faz parte de um circuito especial em celebração aos 10 anos da Feira da Cidade, que ao longo de 2025 já passou por Mucuri, Eunápolis, Itabuna, Vitória da Conquista, Juazeiro e duas edições em Salvador. Depois desta parada, o projeto ainda segue para Feira de Santana (13 e 14 de dezembro) e Camaçari (20 e 21 de dezembro).
Ao todo, são cerca de 200 horas de programação gratuita, envolvendo shows, espetáculos, oficinas, gastronomia, performances artísticas e ações de sustentabilidade, reafirmando o caráter inclusivo, diverso e acessível do projeto. “O Festival A Feira celebra a consistência de um projeto pioneiro que se mantém permanente e estruturante, sendo palco ativo e contínuo para a Economia Criativa florescer em suas mais diversas linguagens”, destaca Carla Maciel, idealizadora e coordenadora do festival.
O projeto conta com patrocínio da Bahiagás e do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
A programação completa está disponível no Instagram @a_feira.
Bahiagás
O projeto Festival A Feira 10 anos foi escolhido para integrar a celebração dos 30 anos da Bahiagás com uma entrega vasta de programação cultural e diversa que abrange múltiplas linguagens da cultura. Além da distribuição do gás natural, a Bahiagás também é destaque como grande patrocinadora de iniciativas socioculturais, artísticas e esportivas. Só no ano de 2024, foram mais de R$ 14 milhões destinados em projetos. Em 2025, cerca de R$ 7 milhões foram investidos no Carnaval da Bahia, sendo patrocinadora há mais de 15 anos do Trio Elétrico Armandinho Dodô e Osmar. “A Feira releva a Bahia, potencializa talentos e oportunidades para as pessoas viverem dos seus trabalhos e sonhos e a escolha da rota do Festival está alinhada com os municípios de sustentabilidade que vem sendo traçada pela Bahiagás no estado já atendidas pela Companhia e outras que fazem parte da expansão da Bahiagás, hoje, responsável pela distribuição do gás natural, que tem menos emissão de CO2 e de partículas poluentes.
Cinco dos municípios contemplados pelo Festival fazem parte do Projeto Gás Sudoeste – maior duto de distribuição de gás natural em construção no país: O Projeto Gás Sudoeste, com 306 km, interligando 12 cidades da Bahia, entre Itagibá e Brumado.
Com 30 anos, a Bahiagás é a segunda maior distribuidora de gás natural canalizado do Brasil. A empresa conta com mais de 90 mil clientes, mais de 1.300 km de gasodutos espalhados em mais de 20 municípios baianos.
