Festival Afrofuturismo Ano VII realiza edição pocket e gratuita sobre o tema “Ancestrais do Futuro”
Inspirado na obra “Ancestrais do Futuro – Qual a mudança que seu movimento alcança?”, de Grazi Mendes, o evento encerra o Novembro Negro em Salvador, com diálogos sobre inovação, diversidade e responsabilidade intergeracional.
O Festival Afrofuturismo Ano VII acontece nos dias 5 e 6 de dezembro, em Salvador, e convida o público a refletir sobre o futuro, a partir das referências que moldam nossa trajetória coletiva.
Com o tema Ancestrais do Futuro, inspirado na obra de Grazi Mendes, pesquisadora e referência em liderança e diversidade, o maior evento de futurismo, inovação, diversidade e tecnologia da América Latina – realizado pela Vale do Dendê, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio institucional do Sebrae e Hospital Albert Einstein – o evento encerra as celebrações do Novembro Negro na capital baiana, reafirmando o papel da ancestralidade como eixo para pensar novos futuros.
POCKET NA FORMA, GIGANTE NO IMPACTO
Em formato pocket, a sétima edição do Festival Afrofuturismo concentra a experiência sem reduzir sua potência. A escolha desse modelo é baseada no princípio de que refletir leva tempo, e temas que atravessam ancestralidade, inovação e responsabilidade intergeracional merecem pausa, escuta e presença. Esta versão mais intimista representa a semente lançada no tempo, capaz de germinar novas consciências.
GRATUITO E ACESSÍVEL
Pela primeira vez, o Festival Afrofuturismo será totalmente gratuito, reafirmando o compromisso do Hub de Inovação Vale do Dendê com o acesso democrático ao conhecimento e à imaginação de novos mundos.
O pioneirismo em promover um evento internacional gratuitamente amplia o alcance das discussões que serão realizadas nos Talks, palestras, rodas de conversas, apresentações artísticas e culturais que irão compor a programação simultânea a ser realizada na Casa Vale do Dendê e nos Largos Tereza Batista, Quincas Berro D’água e Pedro Arcanjo durante os dois dias de evento; e faz um convite para todas as pessoas se engajarem na pergunta central que atravessa o livro e esta edição: “Qual mudança seu movimento alcança?”.
UM DIÁLOGO ENTRE TEMPOS E TECNOLOGIAS HUMANAS
As palestras, mesas e Talks são inspiradas em conceitos que atravessam a obra Ancestrais do Futuro, de Grazi Mendes, como o tempo espiralar, a imaginação radical negra e o design ancestral, conectando saberes tradicionais às práticas contemporâneas de inovação, onde o desenvolvimento de ideias e ações estejam voltadas para a construção de um futuro onde o bem-estar coletivo e o equilíbrio com o planeta sejam prioridades.
SOBRE O FESTIVAL AFROFUTURISMO
Maior evento de futurismo, inovação e diversidade da América Latina, o Festival Afrofuturismo reúne desde 2018 pensadores, artistas, cientistas e ativistas em torno de um mesmo propósito: discutir como as estéticas, as tecnologias e as filosofias negras moldam os futuros possíveis. Na edição de 2024, o evento internacional reuniu 90 palestrantes nacionais, 07 palestrantes internacionais, representantes de 07 nações e um público de mais de dez mil pessoas nas atividades promovidas de forma simultânea na cidade afrofuturista instalada no Centro Histórico de Salvador.
Ao integrar o calendário de eventos da capital baiana, o Festival Afrofuturismo coloca a capital baiana no radar das principais organizações que trabalham com inovação, criatividade e empreendedorismo. Este reconhecimento inclui Salvador nos grandes polos globais de eventos, ao lado de cidades como Austin (SXSW), Cannes (Festival de Cinema e Publicidade), Lisboa (Web Summit) e Nova Orleans (Essence Festival), consolidando sua presença no cenário internacional.
SERVIÇO
O QUÊ: FESTIVAL AFROFUTURISMO Ano VII – ANCESTRAIS DO FUTURO
QUANDO: 5 e 6 de dezembro de 2025
ONDE: Centro Histórico de Salvador (BA)
ENTRADA GRATUITA – Acesse https://www.sympla.com.br/evento/festival-afrofuturismo-ano-vii—ancestrais-do-futuro/3210499
CONTATO IMPRENSA – contato@valedodende.org
