Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Festival de Teatro Encena Lauro 2024

3 minutos de leituraModo Leitura

O festival Encena Lauro retorna para sua segunda edição, que será realizada entre os dias 31 de outubro a 1º de novembro de 2024, no Cine Teatro de Lauro de Freitas, pelo Edital Ocupe o Seu Espaço. A programação está repleta de diversidade com obras para todos os gostos e estilos.

O festival convida a comunidade cultural a interagir com os espaços públicos, estimulando o livre pensar e agir, com a temática ATROTÊ, ATROTÊ – TEATRO PRA VC!

O objetivo é revitalizar o teatro ipitanguense integrando grupos do município de Lauro de Freitas e nas cidades cicunvizinhas, fortalecendo a METRO CULTURA, além de promover produções emergentes de teatros, grupos estudantis e companhias independentes de cunho profissional! “Queremos que todos sintam a possibilidade de fazer parte desse movimento”, afirma Tobé Velloso, curador da mostra e coordenador do Polo de Atores e Dramaturgia de Lauro de Freitas.

Entre as novidades desta edição, destaca-se a valorização da nova geração de diretores e atores, muitos deles estreando no palco. O festival será um espaço inclusivo, apresentando intérpretes de diversas idades e etnias, além de reunir amadores e profissionais em um intercâmbio enriquecedor. Como dizia Plínio Marcos, “Teatro só faz sentido quando o palco é uma tribuna livre, onde se pode discutir até as últimas consequências dos problemas do homem.”

Uma comissão avaliadora, composta por jurados fixos e convidados, premiará os espetáculos que se destacarem, oferecendo troféus e certificados nas categorias de atuação, iluminação, figurino, maquiagem, sonoplastia e direção, entre outros. Grupos emergentes receberão suporte e orientação da comissão de agentes teatrais, coordenada por Vilma Leal. “Nosso objetivo é fomentar a cumplicidade e o espírito de solidariedade, garantindo que as necessidades técnicas e logísticas dos grupos sejam atendidas”, ressalta Vilma.

Gildásio Freitas, historiador e cordelista e coordenador de pesquisa e memória da mostra, destaca que a cultura popular tem se fortalecido na cidade, aproveitando o potencial da internet e das redes sociais. “A tradição do cordel, os folguedos, a literatura, o teatro brincante e as musicalidades estão mais vivas do que nunca, e a memória cultural de Lauro de Freitas não deixou o ‘bonde passar’”, comenta.

O público poderá conferir a programação:

Dia: 31/10 –

10h – Entre a Fé e a Trapaça ( Grupo de Teatro CETIP )

15h – Roda de Conversa – A Era de Ouro do Teatro Ipitanguense.

19h – O Ser ( Os 7 Companhia )

Dia: 01/11

10h – Barganha (Núcleo Barganha )

15h – Tons Inocentes ( Orí Teatro )

18h – Sessão Dupla

As Alegres Cumadres  nos Cordeis de Ipitanga ( Grupo Eterna Juventude )

Pequeno Infinito Mundo (Dom Quixote de Teatro),

Dia 02/11:

10h – Work Shop – Teatro e Lendas Ipitanguenses

15h – 79 Não é 80 ( Grupo Bertanas & Sicranas )

19h – Velório, Uma Família Nada Unida (Centro Cultural Ensaio – SSA)

03/11:

11h – Ecos de Nossas Lendas (Novos In Cena)

14h – Lembranças ( Teatro é Vida )

17h – Auto da Compadecida

 (CTTB Residente no Centro Cultural Ensaio – SSA)

Cerimonial de Premiações

Esta será uma oportunidade imperdível para celebrar a arte e a cultura teatral metropolitana.

Para mais informações:

WhatsApp: (71) 98290-4120 – Alesson Pires (Assessor de Comunidação)

71 99239 5272 – Tobé Velloso – Coordenador Geral

Instagram:@PolodeAtoresedramaturgia @encenalauro

Compartilhar:

Mais lidas