Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Festival Encantos de Amargosa celebra as Artes na Terra do São João

2 minutos de leituraModo Leitura

Evento propõe integração entre cultura, inclusão e sustentabilidade no Vale do Jiquiriçá

O município de Amargosa, no Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, recebe o Festival Encantos de Amargosa – Celebrando as Artes na Terra do São João, com programação voltada à promoção das expressões culturais locais e regionais. O evento acontece entre os dias 21 a 23 de maio, e busca reunir artistas, músicos, artesãos e representantes de comunidades quilombolas, ciganas, LGBTQIAPN+ e juventude local em atividades que unem arte, diversidade e responsabilidade ambiental.

Com foco na valorização da identidade cultural de Amargosa, o festival propõe oficinas, apresentações, rodas de conversa e ações educativas voltadas à sustentabilidade. A iniciativa reforça o papel da cultura como instrumento de formação e de fortalecimento comunitário.

A proposta também aposta no fomento ao turismo cultural e ecológico como estratégia de desenvolvimento sustentável para o município. A programação será gratuita e voltada a públicos diversos, com atividades acessíveis e pensadas para garantir representatividade em todos os espaços.

O Festival Encantos de Amargosa pretende se consolidar como evento anual, promovendo conexões entre artistas e comunidades, incentivando novos talentos e criando um ambiente de diálogo sobre inclusão, direitos humanos e preservação ambiental.

Este projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (N° 01/2024), através do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon, direcionada na modalidade fomento à execução de ações culturais, de acordo com o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura – Lei nº 12.365/2011, o Plano Estadual de Cultura – Lei nº 13.193/2014, o Plano Estadual de Educação da Bahia – Lei Estadual nº 13.559/2016, a Lei Federal nº 14.133/2021.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *