Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Festival Tempero do Subúrbio realiza Rolê Gastronômico com atrações artísticas até dia 31 de agosto.

4 - 6 minutos de leituraModo Leitura

O Festival Tempero do Subúrbio entrou na fase do Rolê Gastronômico e continua com a Batalha Gastronômica até o dia 31 de agosto. Empreendimentos de diferentes áreas da culinária, como bares, botecos, confeitaria e cuscuzeria, estarão abertos para promover uma experiência gastronômica ao público. Agora com atrações musicais nos finais de semana, que inclui a participação de artistas como Rafael Sá, Tchale, Sodré e Marcia Vinny. Confira a programação em @festivaltemperodosuburbio

O projeto visa incentivar o turismo gastronômico-cultural na região do Subúrbio, fomentar pequenos empreendedores e valorizar a cultura afrobaiana ancestral que fundamenta grande parte da culinária local. As primeiras apresentações aconteceram no último final de semana, dia 17 de agosto, movimentando os empreendimentos e reunindo um público diverso na Cuscuzeria Sertaneja com show de  Rafael Sá e no Parcerias Bar e Petisco com show de Tchale. 

As apresentações artísticas nos bares e restaurantes seguem até o fim do mês. Dia 23 de agosto na Confeitaria Gabi Cakes com Sodré; 24 de agosto no Feijão da Dulce com Márcia Vinny; 31 de agosto no Tempero de Família também com Márcia Vinny e no Boteco da Mari com  Tchale.

Sobre a Batalha Gastronômica

A batalha será dividida em duas modalidades: atendimento em espaço físico e atendimento virtual e os interessados poderão votar no empreendimento de sua escolha, possibilitando que o vencedor, de cada categoria, seja premiado com investimento de R$ 5 mil. A votação será realizada pelo público consumidor e por uma equipe técnica de jurados e levará em conta não só critérios relacionados à comida, mas também à experiência de cada empreendimento, desde a estrutura física ou de entrega, ao tempo de espera, atendimento, entre outros.

Os empreendedores que participam da Batalha Gastronômica foram selecionados pelo projeto e passaram por uma fase de qualificação com mentorias em gestão de negócios e culinária. “O subúrbio tem uma gastronomia muito ligada ao ambiente comunitário e familiar, marcado por tradições ancestrais, com o Tempero do Subúrbio nós evidenciamos essas características e também ajudamos no posicionamento estratégico desses negócios”, destaca George Bispo, um dos coordenadores do projeto

Durante a fase da batalha, o Tempero do Subúrbio ainda realizará o Rolê Gastronômico, uma ocupação artística para incentivar a circulação nos bares, restaurantes e botecos participantes. Cada empreendimento terá um dia com programação especial.

“Convidamos o público a experimentar os sabores e diversidade de empreendimentos que são conhecidos e aplaudidos na região. Além disso, temos como objetivo demarcar o território do Subúrbio, tão estigmatizado socialmente, como um celeiro gastronômico e cultural”, conclui Geise Oliveira, que também coordena o projeto.

O Festival Tempero do Subúrbio é uma iniciativa contemplada no edital Fundo Bora Cultura Preta, realizado pela Preta Hub e patrocinado pela AmBev. É uma realizacao da Di Preta Produções em parceria com o Ifé – Centro de Pesquisa e Ativismo Negro e com produção da Aganju Produções. 

Programação:

17 de agosto 

10h às 12h: Cuscuzeria sertaneja – Rafael Sá

15h às 17h: Parcerias Bar e Petisco – Tchale

23 de agosto

17h às 19h: Confeitaria Gabi Cakes – Sodré

24 de agosto

12h Às 14h: Feijão da Dulce – Márcia Vinny

31 de agosto

10h às 12h – Tempero de Família – Márcia Vinny

15h às 18h – Boteco da Mari – Tchale

Conheça os empreendimentos que participam da Batalha Gastronômica: 

Boteco da Mari: Rua 2° Travessa Bela Vista – Paripe

O Boteco da Mari é bem conhecido na região e já participou do Panela de Bairro. O espaço comandado por Marise Lima é um lugar onde as pessoas se reúnem para degustar uma boa comida e compartilhar histórias.

Cantinho da Ju: Delivery / Paripe

O cantinho da Ju é especialista em doces e salgados para festas. As entregas saem da região de Paripe.

Cuscuzeria Sertaneja: Rua Santa Fé, 32 – Paripe

O empreendimento é um pedacinho do sertão na Suburbana, com um espaço aconchegante e uma comida afetiva. Um sonho realizado de Ivanilda Oliveira.

Delícias de Aninha: Delivery / Paripe

Com sua culinária ancestral, Dona Ana Maria entrega sabores e histórias vividas no Subúrbio, através dos insumos coletados na própria comunidade.

Doce Mania Gourmet: Delivery – Paripe

Doces gourmet, bolos, festa na caixa e um cardápio diverso integram a doceria de Antonia Beatriz, que no futuro sonha em também abrir uma loja física.

Feijão da Dulce: Rua do Ferroviários, 30 – São João do Cabrito, Plataforma

Um restaurante com uma comida caseira deliciosa e localizado no coração do Subúrbio, que funciona sob o comando de Carmem Lucia Amaral.

Gabi Cakes: Rua Volta do Tanque, 26 – Plataforma

Comandada por Tiago e Verônica, a Gabi Cakes é uma confeitaria de alto nível com diversidade de doces gourmet e a proposta de oferecer um espaço confortável.

Parcerias Bar e Petisco: Orla de Tubarão – Paripe

Diretamente da orla de Tubarão e sob o comando de Seu Lázaro Conceição, o Parcerias Bar e Petisco entrega os melhores drinks e petiscos do Subúrbio.

Street BBQ: Rua Dr. Eduardo Dotto – Paripe

Um churrasco diferente com cortes nobres e preços acessíveis é o que promete o Street BBQ, ideaalizado por Rodrigo Bonfim

Tempero de Família: Rua Itaquaraci, 14 – Boa Vista do Lobato

O que começou como um almoço em família, se tornou um negócio. Sob o comando de Josemeire de Jesus Nascimento, o restaurante tem um tempero diferenciado e especial no estilo comida caseira.

Compartilhar:

Mais lidas