Final de semana prévio ao Dia da Consciência Negra será marcado por eventos resultantes da Escola Criativa Boca de Brasa Cidade Baix
Participantes da formação realizada pela Escola Criativa Boca de Brasa – Polo Criativo Cidade Baixa 2023, Karina Cardoso e Dellen Azevedo vão apresentar ao público os resultados de seus premiados projetos.
Mulheres negras e mobilizadas no questionamento de suas representatividades na sociedade, ambas tiveram suas propostas artístico-culturais contempladas com bolsa no valor de R$ 10 mil e 16 horas de mentorias especializadas para aperfeiçoamento das suas ideias.
Neste final de semana, dias 18 e 19 de novembro, antecipando o Dia Nacional da Consciência Negra, elas ocupam o Espaço Cultural Alagados, no bairro do Uruguai: no sábado, com “Arte Preta, Casa Branca”, de Karina, e no domingo, com “Do(r)m de mãe”, de Dellen.
Em sua 1ª edição, o “Arte Preta, Casa Branca” é um ato de ocupação artístico-cultural na Cidade Baixa, com a proposta de promover a democratização da cultura periférica. Neste sábado, dia 18, a partir das 15h, o evento gratuito garante a inclusão de demandas periféricas e a participação da comunidade na construção das intervenções nos espaços culturais. Será um encontro com diversas linguagens artísticas, produzidas e performadas por artistas negros da periferia de Salvador: música, performance, poesia, artes visuais e bate-papo. “Nosso objetivo é trazer a perspectiva da arte negra e periférica na construção das narrativas sociais e culturais, quebrando o ciclo de hegemonia branca, que protagoniza majoritariamente os espaços de poder e representatividade na cultura – ‘Casa Branca’ vem como uma referência a esses espaços –, dando ênfase ao reconhecimento e circulação desta produção”, destaca Karina Cardoso.
Já no domingo, dia 19, às 17h, Dellen Azevedo performa “Do(r)m de mãe”, em que assina atuação, texto e produção, dando voz e corpo ao ser mãe num país racista e machista. Várias mães, múltiplos dons e diversas dores: todas em uma só; uma só que contém várias. Baseada em vivências reais, a peça, que tem direç ;ão de Luiz Antônio, traz à tona atravessamentos e reflexões acerca da maternidade, das perdas, da memória, dos afetos e das lutas diárias de mulheres guiadas pelo amor incondicional. O ingresso será trocado por 1kg de alimento não perecível.
SOBRE A ESCOLA CRIATIVA BOCA DE BRASA – POLO CRIATIVO CIDADE BAIXA – Com objetivo de impactar e impulsionar agentes do campo artístico-cultural atuantes neste território de Salvador, a Escola Criativa Boca de Brasa – Polo Criativo Cidade Baixa 2023 teve 355 inscritos para ocupação das vagas gratuitas de sua formação e 120 participantes selecionados, divididos em três trilhas formativas – “Linguagens Artísticas: Dança, Teatro, Circo”; “Técnicas do Espetáculo: Iluminação, Sonorização, Visualidades&r dquo;; e “Serviços Criativos: Gestão de Espaços Culturais”. A jornada de aulas se deu de 3 de abril a 24 de agosto, no Centro Cultural Sesi Casa Branca (Caminho de Areia). Com encontros de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 21h30, foram mais de 180 horas de carga horária total.
Selecionada através do Edital Polos Criativos Boca de Brasa Ano I, a Associação Conexões Criativas realiza este projeto técnico-pedagógico, em parceria com o Sesi, Fundação Gregório de Mattos, Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura de Salvador. Tendo como conceito curatorial a afirmação “Arte Dá Trabalho”, a formação investiu no fomento à arte como um campo frutífero de atuação profissional e de participação/prática social, em variadas possibilidades.
O Edital de Bolsa-estímulo a Propostas Artísticas e Culturais, que conclui esta trajetória, premiou 10 projetos de artes e cultura que estabeleçam vínculos com a Cidade Baixa, propostos por participantes regulares da formação.
Essa ação é fruto do Termo de Colaboração 001/2022 firmado entre Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, e a Associação Conexões Criativas, através dos recursos do Edital 004/2022 – Polos Criativos Boca de Brasa.
SERVIÇO
Arte Preta, Casa Branca
Quando: 18 de novembro (sábado), a partir das 15h
Onde: Espaço Cultural Alagados (Uruguai)
Quanto: Gratuito
Do(r)m de mãe
Quando: 19 de novembro (domingo), 17h
Onde: Espaço Cultural Alagados (Uruguai)
Quanto: 1kg de alimento não perecível
