Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Flávio Assis (BA) lança Benjamin Onirê

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
Flavio_Assis_BA_lana_Benjamin_Onir

O compositor e musicista baiano Flávio Assis lançará nas plataformas digitais no dia 30 de junho, Benjamin Onirê, single autoral que abre os caminhos para o álbum Luar-do-Chão, que será lançado em 15 de agosto. O videoclipe da canção será disponibilizado no YouTube, no canal do artista.

Na faixa, Flávio Assis (voz e violão nylon), tem a companhia de Antônio Porto (baixo elétrico e

percussão), Cássio Calazans (guitarra elétrica) e Ricardo Braga (percussão). Gravado no Estúdio Juá, em SP, tem a captação, edição, mixagem e masterização de Alencar Martins. A capa do single é do artista plástico e designer paulistano, Edson Ikê.

 

Benjamin Onirê, composta em 2016 sob encomenda para o filme Corpo Quilombo do diretor de cinema, Léo Costa, é uma homenagem ao artista multifacetado, Benjamin de Oliveira (1870 – 1954), cuja história de vida inspira beleza, poesia, genialidade e, também, a refletir sobre as muitas formas de apagamento impostas pelo racismo à brasileira. É um baião travestido que enamora o jazz, em uma confluência do contemporâneo e do brejeiro, no mesmo lugar.

O disco Luar-do-Chão, autoral, é inspirado na tradição da filosofia africana, ubuntu, que compreende o tempo como trânsito, cujo princípio é a ancestralidade, e, o futuro, seria apenas uma fábula que o Ocidente inventou para sabotar saberes, outros modos de ser e estar no mundo. A faixa que dá nome ao disco, é uma referência à obra, Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, do escritor moçambicano, Mia Couto, cuja trama se desenrola na ilha ficcional de Luar-do-Chão. O repertório do álbum é formado ritmos como o ijexá, o aguerê, o ilú, o coco, a capoeira, e o baião, e traz participações especiais como Tiganá Santana, Yaniel Matos, Aiace, Pastoras do Rosário, Allan Abbadia e Messias Britto.

Sobre Flávio Assis

Nascido em Salvador (BA), compositor e musicista, Flávio Assis foi apresentado ao universo musical através da sua mãe, Eliene (in memoriam), cuja coleção de vinil desfilavam nomes que iam de Roberto Carlos a Luiz Gonzaga, Stevie Wonder a Reginaldo Rossi, de Maria Bethânia a Raul Seixas, Tracy Chapman, Elton John, Waldick Soriano e Odair José.

O violão chegou em sua vida aos 12 anos, através do seu pai, Francisco, e então, começou a estudar. Em meados dos anos 2000 Flávio foi introduzido à liturgia e sonoridades do Candomblé do Recôncavo baiano, como o samba chula, o samba de roda, as danças, a fé e a festa, a ancestralidade no canto, no rodopiar dos pés, o choque das umbigadas.

Em 2009, Assis estreou no mercado fonográfico com A cor da noite, com forte influência da cultura afro-brasileira, e que contou com a participação especial do cantor e compositor Chico César. Flávio é mestre em ciências humanas pela faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH/USP, e se dedica a pesquisar sobre educação decolonial e relações étnico-raciais, além de lecionar em São Paulo, onde vive desde 2013.

https://www.youtube.com/channel/UC9TohY8riwMhPmUP77D097w

https://www.instagram.com/flavioassisreal/

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *