Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Flerte Flamingo volta a Salvador para apresentação inédita do álbum “Dói Ter”

4 - 5 minutos de leituraModo Leitura

Banda baiana celebra suas raízes e lança seu primeiro álbum com um show especial no Colaboraê, no Rio Vermelho, no dia 05 de dezembro

O grupo Flerte Flamingo retorna à sua cidade natal para lançar oficialmente “Dói Ter”, seu primeiro álbum de estúdio, em um show especial no Colaboraê, no Rio Vermelho, no dia 5 de dezembro. A apresentação inaugura uma nova fase artística do grupo, que revisita suas raízes baianas enquanto revela ao público a sonoridade mais densa, noturna e urbana que permeia o disco.

A banda leva ao palco as 14 faixas de “Dói Ter”, um trabalho que levou dois anos para ser construído entre Salvador e São Paulo. O repertório percorre diferentes camadas emocionais e estéticas: da energia dançante de “Criatura do Mal” e “Pensando Bem” aos mergulhos íntimos e sensíveis de “Preciso Demais”, “Calma, Carolina”, canções que revelam o núcleo afetivo do álbum.

“Tocar em Salvador, por si só, já é especial, porque é o lugar de onde a gente veio, mas existe algo ainda mais forte, a energia das pessoas, o que elas entregam no show, como elas contribuem para o momento, uma troca que nunca deixa de nos surpreender. Para o público, vai ser como receber em primeira mão um gostinho da experiência que buscamos retratar neste trabalho”, comenta Leonardo Passovi, vocalista e guitarrista da banda.

Com seu “indie samba-rock”, a linguagem que combina o balanço da música baiana com o peso do rock e texturas contemporâneas, o Flerte Flamingo recria, ao vivo, o universo narrativo de “Dói Ter”, conduzindo o público por uma Salvador boêmia, pré-pandemia, marcada por noites úmidas, encontros intensos e memórias que não se desfazem. A estética do espetáculo se apoia nessa atmosfera: um clima que transita entre after-party, amanhecer e confissão, entregando uma experiência imersiva e sensorial.

Produzido por Fernando Tavares e Leonardo Passovi, “Dói Ter” é um álbum que reflete a intensidade das relações, o impacto do amor e a fricção entre euforia e silêncio. O disco navega por arrependimentos, saudades, contradições e desejos de recomeço, traduzindo em música a complexidade emocional de uma geração que vive à flor da pele. Ao mesmo tempo, o trabalho nasce das dinâmicas e vulnerabilidades da cena independente, de processos colaborativos, afetos, limitações e invenções que moldam a experiência de criar fora dos grandes centros. Em Salvador, essa narrativa ganha corpo e volta para casa em um show pensado para apresentar o álbum em sua potência máxima.

O lançamento no Colaboraê marca a chegada de um álbum ao mundo e o reencontro da banda com a cidade que moldou sua personalidade artística.

Sobre Flerte Flamingo

Flerte Flamingo é um conjunto de música brasileira natural da Bahia. O grupo se formou no verão de 2015, na capital baiana, desenvolvendo sua sonoridade de maneira espontânea, a partir das canções compostas pelos membros. Sua sonoridade particular foi se sedimentando em uma instrumentação tradicional de banda de rock, com as composições que trazem o balanço e as cadências tradicionais do samba, somados a variações de outros ritmos característicos da Bahia, como o ijexá e o samba-reggae.  

Foi com essa roupagem que a banda subiu aos palcos em abril de 2017. Com suas apresentações dançantes do começo ao fim e um público bastante engajado, estreou no circuito independente soteropolitano já atraindo atenção. Inicialmente participando e, posteriormente, produzindo os próprios eventos junto a bandas parceiras, foi-se criando uma relação mais direta com o seu público. Após alguns anos fomentando a cena alternativa local, além de figurar nas line-ups de festivais locais, o Flerte Flamingo migrou para a capital paulista e imergiu numa reformulação da abordagem estética de suas canções a partir da produção de um novo trabalho, mais extenso.

Após lançar seu último EP no final de 2022, o grupo voltou-se para o preparo de algo maior, sempre com muita cautela antes de dar esse passo por entender a importância que um primeiro álbum tem na trajetória de uma banda ou artista. Determinados a fazer tudo com recursos próprios, no começo do segundo semestre de 2023, o conjunto se reuniu com seu produtor de longa data Fernando Tavares numa casa alugada na cidade de Mairinque, interior de São Paulo, a fim de mergulhar na produção das faixas já selecionadas para o álbum.

Após quase duas semanas concentrados e isolados, retornaram à capital para lapidar os arranjos das canções, enquanto levantavam verba para as gravações definitivas, que viriam a ocorrer entre os meses de abril e junho de 2024, nos estúdios Ekord (SP) e 12 por 8 (BA). O grupo abriu mão da pressa em nome do esmero, buscando produzir um álbum do qual pudessem sempre se orgulhar de ter feito. A intensa pós-produção foi o momento em que as faixas do álbum foram costuradas numa narrativa imersiva e nostálgica que remete à ambientação de uma Salvador pré-pandêmica onde os contornos do futuro eram repletos de expectativa.

Serviço – Flerte Flamingo em SSA

Data: 5 de dezembro

Local: Colaboraê – Rua Borges dos Reis, 81, Rio Vermelho, Salvador – BA

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/flerte-flamingo-na-colaborae/3186486?referrer=www.google.com&referrer=www.google.com

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *