Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Funceb realiza três exibições gratuitas de documentário que conta história da primeira palhaça negra do Brasil

2 minutos de leituraModo Leitura
minha_vo_era_palhaco

Nesta semana, a Fundação Cultural do Estado da Bahia, através do Núcleo de Artes Circenses, realizará três exibições do filme documentário Minha Avó era Palhaço, de Mariana Gabriel e Ana Paula Minehira. O filme conta a história da primeira palhaça negra do Brasil, Maria Eliza Alves dos Reis, “o” Palhaço Xamego – a grande atração do Circo Guarany na década de 40.

Na sexta-feira (7), às 14h, o Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, terá exibição gratuita e aberta ao público do documentário. No dia seguinte, 8 de junho, às 9h, será a vez da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, localizada em Nazaré, realizar sessão aberta ao público.

Haverá exibição também na Sala Walter da Silveira, na sexta-feira (7), às 8h30, em sessão fechada para 200 estudantes do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, localizado nos Barris.

Ao final de cada sessão, uma das diretoras do filme, Mariana Gabriel, fará um bate-papo com os presentes com o tema “Circo Guarany – Memórias de uma das primeiras famílias circenses negras do Brasil”.

Licenciado pelo SESC TV, o filme que teve sua estreia dia 21 de março de 2016 (data de celebração do aniversário de Maria Eliza). Já foi exibido mais de 100 vezes em diversos estados brasileiros e também em Guadalajara, no México.

Serviço:

Exibição do documentário Minha Avó Era Palhaço, de Mariana Gabriel c/ Roda de Conversa

Quando: 7 de junho, às 8h30, na Sala Walter da Silveira (fechado para alunos do Colégio Estadual Senhor do Bonfim)

7 de junho, às 14h, no Museu Eugênio Teixeira Leal (Rua do Açouguinho, nº 1, Pelourinho) – aberto ao público

8 de junho, às 9h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Praça Conselheiro Almeida Couto, S/N – Nazaré)  – aberto ao público

Gratuito

 

Fotos: Nila Carneiro

Compartilhar:

Mais lidas