Salvador, 23 de July de 2024
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Gastronomia
Associação Nacional das Baianas de Acarajé - ABAM Realizará a 6º Edição do Festival de Acarajé
Ter, 23 de Julho de 2024 21:01

Associao_Nacional_das_Baianas_de_Acaraj_-_ABAMIdealizado pela Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos e Similares (ABAM), o Festival de Acarajé chega a sua 6ª edição integrando as comemorações do Julho das Pretas uma merecida homenagem as Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas.

Domingo, 28 de Julho de 2024, a partir das 10h, o Memorial das Baianas de Acarajé, localizado na Praça da Cruz Caída S/N – Centro Histórico, sediará um evento gratuito com uma extensa programação multicultural e diferenciado:

10h – Lançamento do jogo digital “A Receita do Acarajé de Ouro”, uma parceria da ABAM e o Instituto Federal da Bahia (IFBA);

12h – Distribuição de acarajés pelas baianas associadas da ABAM;

13h – Atração Cultural “Samba Escultural”

16h – Encerramento com a Banda D’Papo

Durante o evento, o artista plástico Sandro Sal da Terra, fará uma escultura ao vivo em homenagem às Baianas de Acarajé, primeiras empreendedoras do Brasil.

 
2ª edição do Festival Praia do Forte a Seu Gosto será realizada de 1 a 31 de agosto
Seg, 22 de Julho de 2024 16:05

2_edio_do_Festival_Praia_do_Forte_a_Seu_Gosto_ser_realizada_de_1_a_31_de_agostoDurante todo o mês de agosto, a paradisíaca Praia do Forte, no litoral norte baiano, vai sediar a 2ª edição do "Festival Praia do Forte a Seu Gosto".

Com o objetivo de potencializar a experiência dos baianos e turistas que visitam Praia do Forte, o evento dinamiza a economia da região e leva para o local, a atenção a traços culturais, gastronômicos e ecológicos, fortalecendo o destino turístico.

Esse ano, o Festival será entre os dias 01 e 31 de agosto, com programação diversa, que envolverá shows, apresentações de capoeira e outras manifestações artístico-culturais, gastronomia variada e muita arte.

Última atualização em Seg, 22 de Julho de 2024 18:00
 
Chef de cozinha premiado cria hambúrgueres veganos
Sáb, 20 de Julho de 2024 10:14

Chef_de_cozinha_premiado_cria_hambrgueres_veganosO que acontece quando um chef de cozinha premiado, com rica experiência internacional, referência por onde passa, resolve criar sua própria hamburgueria?

Você passa a poder comer em Salvador um dos melhores hambúrgueres do planeta. O chef é Guto Lago, que se especializou e trabalhou na Europa, ganhou prêmio da revista Veja e foi responsável pela cozinha de qualidade do restaurante do hotel Villa Bahia por oito anos.

Última atualização em Seg, 22 de Julho de 2024 02:57
 
Saborê aposta em pratos gourmets congelados que garantem praticidade assinados por chef
Qua, 17 de Julho de 2024 16:59

Sabor_aposta_em_pratos_gourmets_congelados_que_garantem_praticidade_assinados_por_chefA Saborê está revolucionando o paladar dos baianos com uma proposta que alia sabor e sofisticação, permitindo que consumidores levem para casa pratos de qualidade, como terrines, pães, salgados, doces, molhos, massas, sequilhos, tortas e congelados.

Os produtos da Saborê são ideais para serem consumidos em qualquer ocasião e não apenas em eventos festivos.

O projeto é assinado pela Boutique dos Bolos, marca já consolidada no mercado, que é conhecida por criações irresistíveis e, agora, tem à frente dessa novidade a chef Raquel Bispo, cujo talento e expertise garantem a excelência de cada produto oferecido pela Saborê.

 
Vagas abertas: Instituto Capim Santo abre vagas para curso gratuito de gastronomia social e sustentável em Salvador
Qua, 17 de Julho de 2024 00:41

Vagas_abertas__Instituto_Capim_SantoUm curso de gastronomia sustentável gratuito está com vagas abertas para pessoas de baixa renda da cidade de Salvador. O Instituto Capim Santo, organização social que democratiza o acesso à gastronomia sustentável, está na sua segunda turma na capital da Bahia, após formar 7.500 alunos pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Itacaré e Trancoso. O curso é apoiado pelo Instituto Terra Firme, e será ministrado na Universidade Salvador (UNIFACS), uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste.

O projeto Cozinha do Amanhã oferece formação profissional de excelência na área de gastronomia, incluindo conceitos sustentáveis, que considera valores como o uso integral dos alimentos, valor nutricional e ingredientes locais. As aulas também abordarão técnicas com carnes, peixes, ovos, massas, dentre outros conhecimentos para o dia a dia em uma cozinha profissional.

“No segundo semestre, estamos entusiasmados em dar continuidade aos nossos projetos, focando em transformar a vida das pessoas por meio da gastronomia. Salvador, com sua rica cultura e gastronomia mundialmente

Última atualização em Qua, 17 de Julho de 2024 02:47
 
O Festival Temperos de Cabrália chega na sua segunda edição com o tema: “Sabores das Águas – Culinária de tradição”.
Dom, 14 de Julho de 2024 08:21

O_Festival_Temperos_de_Cabrlia_chega_na_sua_segunda_edio_com_o_temaQue o Brasil é rico e diverso todo o mundo sabe, as nossas terras e os nossos mares produzem insumos e alimentos variados com muita excelência.

As formas de preparo desses alimentos seguem práticas com muita história e tradições, essas que foram passadas por gerações e é um patrimônio que precisa ser preservado.

Foi baseada nessa visão que surgiu a temática para o segundo ano do Festival Temperos de Cabrália: “Sabores que vêm das águas – Culinária de tradição”.

O Festival que acontece do dia 18 a 24 de julho de 2024 em Santa Cruz de Cabrália, no sul do litoral baiano chega para celebrar toda a riqueza e potência que vem do rio e do mar, esses que assumem o protagonismo e o devido destaque na experiência gastronômica.

 
Vem Aí o 18° Festival Gastronômico de Prado: "Sabores do Sertão ao Mar"
Qua, 03 de Julho de 2024 12:15

gastronomiaCom o tema "Sabores do Sertão ao Mar", a 18ª edição do Festival Gastronômico de Prado será realizada entre os dias 10 e 20 de outubro.

Este evento, que une culinária, cultura e entretenimento, propõe celebrar a diversidade culinária e cultural da região, com uma programação que abrange as cidades de Prado, Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau.

 “Ao longo de quase duas décadas, o Festival Gastronômico e Cultural de Prado tem sido um catalisador para o desenvolvimento econômico do destino, oportunizando a oxigenação da oferta gastronômica do município, revelando grandes receitas, chefs e estabelecimentos da região, gerando impacto na economia e destacando indicadores importantes para o desenvolvimento do empreendedorismo no comércio local”, destaca Alex Brito, gerente regional do Sebrae-BA.

 A secretária de Turismo e Cultura de Prado, Iracema Ribeiro, ressaltou os resultados positivos da edição anterior. “Em 2023, o festival gerou mais de 111 postos de trabalho e alcançou um faturamento de mais de R$ 1,4 milhão em vendas de pratos. Estamos ansiosos para repetir esse sucesso e evidenciar ainda mais nossa cultura através da Marujada”, disse.

 
Conheça os benefícios da gastronomia funcional
Ter, 02 de Julho de 2024 20:50

Conhea_os_benefcios_da_gastronomia_funcionalA gastronomia funcional busca utilizar ingredientes saudáveis durante o preparo das refeições, preservando os nutrientes dos alimentos.

Uma pequena mudança na receita, como escolher um prato refogado ou assado ao invés de frituras, alimentos processados ou ultraprocessados, pode fazer uma grande diferença para a saúde.

 Thaysa Aguiar, nutricionista e professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Boa Viagem, explica as escolhas que são feitas nesse tipo de gastronomia.

“São priorizados alimentos ricos em fibras, probióticos, vitaminas e minerais. Além disso, são utilizados alimentos com ação antioxidante. Ao inseri-los no cardápio, as pessoas vão notar diversos benefícios, como melhora na digestão, no funcionamento do intestino, no humor e na qualidade do sono. Por meio de uma alimentação saudável, também é possível prevenir diversas doenças, como diabetes e obesidade”.

 
Com novo blend exclusivo, Bravo Burger lança novidades com foco no artesanal
Sex, 28 de Junho de 2024 16:36

Com_novo_blend_exclusivo_Bravo_Burger_lana_novidades_com_foco_no_artesanalMantendo sua busca por uma produção cada vez mais artesanal, a Bravo Burger apresenta seis novidades em seu cardápio, duas delas retornos a pedidos dos clientes.

O chef Rafa Zacarias, mente criativa por trás da marca baiana, aposta desta vez em um novo blend exclusivo, à base de Wagyu, Angus e Nelore, reforçando o conceito da hamburgueria de elevar cada vez mais a qualidade da experiência com o sanduíche.

"Hoje, usamos as três raças, cada uma com seus pontos fortes. Não vejo mais sentido em usar cortes específicos apenas para blend", destaca Rafa, que também aposta em queijos de extrema qualidade. "Usamos cheddar maturado, fior de latte, requeijão, gorgonzola e coalho", antecipa o criador do De Boa!, Formoso, V 3.0, Cheddar Bravo Melt, 41 Graus e Los Angeles.

 
Lançada a 18ª edição do Festival Gastronômico de Prado: Sabores do Sertão ao Mar
Dom, 23 de Junho de 2024 10:47

Lanada_a_18_edio_do_Festival_Gastronmico_de_Prado_Sabores_do_Serto_ao_MarO Festival Gastronômico e Cultural de Prado realizou o lançamento oficial da sua 18ª edição, por meio de celebração única de sabores, cultura e entretenimento.

O Festival será sediado em Prado, sendo realizado em formato de Circuito Gastronômico em Prado, Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau entre os dias 10 a 20 de outubro de 2024, prometendo uma experiência única que celebra a riqueza dos sabores que permeiam o sertão até as águas do mar.

Sob o tema "Sabores do Sertão ao Mar", o evento irá destacar a diversidade culinária e cultural da região, proporcionando aos participantes uma viagem gastronômica na tradição local.

Na edição anterior, em 2023, foram criados 111 novos postos de trabalho, com uma aprovação notável de 96% pelas empresas participantes. O faturamento total atingiu a marca de R$1,4 milhões, evidenciando o impacto positivo do evento na comunidade.

 
Empreendedores do Subúrbio são selecionados para o Rolezinho Gastronômico que acontece entre julho e agosto
Sáb, 22 de Junho de 2024 11:35

Empreendedores_do_Subrbio_so_selecionados_para_o_Rolezinho_Gastronmico_que_acontece_entre_julho_e_agostoApós qualificar 30 empreendedores que atuam no ramo da gastronomia com cursos e mentorias em gestão de negócios e culinária, o Festival Tempero do Subúrbio (@festivaltemperodosuburbio) selecionou 10 empreendedores que passaram para a fase do Rolê e Batalha Gastronômica, concorrendo ao prêmio de R$ 5 mil.

O Rolê acontece entre 05 julho e 03 agosto de 2024, com uma ocupação artística e de circulação nos bares, restaurantes e botecos selecionados da região do Subúrbio.

De pratos típicos da culinária baiana e nordestina a lindas criações em confeitaria, diversos sabores e tipos de comida foram aprovados para serem apresentados ao público durante a etapa de votação no Rolê Gastronômico.

Entre eles foram classificados: “Boteco da Mari”, “Cantinho da Ju”, “Confeitaria Gaby Cakes”, “Cuscuzeria Sertaneja”, “Delícias de Aninha”, “Doce Mania”, “Feijão da Dulce”, “Parcerias Bar e Petisco”, “Street BBQ” e “Tempero de Família”.

 
«InícioAnterior12345678910PróximoFim»

Página 1 de 57

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-141Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-030Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-043Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-125Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-226Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-375Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0850Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1083Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1321Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1645Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?