Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Vale do Capão ganha Festival Gastronômico que une culinária local, economia criativa e turismo de experiência
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 19 de Abril de 2022 23:12

Vale_do_Capao_ganha_Festival_GastronmicoA culinária, em diálogo com a economia criativa e o turismo, é celebrada com a realização do "Vale dos Sabores - Festival Gastronômico do Capão". A experiência gastronômica acontecerá entre os dias 26 e 31 de julho, no Vale do Capão, situado em Palmeiras, na Chapada Diamantina (Bahia) e prevê uma programação com atividades diversas para os donos de restaurantes, produtores locais e o público em geral. "As pessoas chegam aqui e, além de conhecer a cachoeira da Fumaça, querem experimentar a pizza ou o pastel de palmito de jaca. Isso nos inspirou a criar o Festival. Queremos mostrar o quão diversa, criativa e saborosa é a gastronomia do Capão", conta Melissa Zonzon, coordenadora geral do festival.


O Vale do Capão tem uma história gastronômica e uma oferta culinária peculiar na Chapada Diamantina. Ao longo dos anos foram se somando às já tradicionais receitas oriundas dos períodos de escassez econômica da região, com utilização criativa dos recursos e produtos disponíveis localmente, receitas e referências gastronômicas dos quatro cantos do mundo. O Festival vem para reconhecer o protagonismo da gastronomia local na história e identidade do Vale do Capão, além de gerar renda e fomentar a economia local. O Vale dos Sabores estava previsto para acontecer no ano de 2020, mas, devido à pandemia da Covid-19, precisou ser adiado. Neste momento, o festival chega como uma oportunidade de retomada do fluxo turístico para o Capão e da recuperação econômica do local. Mesmo com o avanço da vacinação, a organização do evento seguirá com todos os protocolos de segurança.

A realização do projeto é das produtoras Ilimitado e Araçá, com apoio da Abrasel. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

PROGRAMAÇÃO

Ao longo de uma semana, entre os dias 26 e 31 de julho, o público vai conhecer e vivenciar diversos aspectos da gastronomia do Capão, através dos pratos criados especialmente para o festival pelos restaurantes participantes; das oficinas de culinária tradicional e vegana abertas ao público e para estudantes; visitas aos produtores locais, como a Flor Nativa, cooperativa de produtores de mel do município de Palmeiras, além da feira gastronômica e agroecológica na vila do Capão, com participação de grupos produtivos do território da Chapada Diamantina. Entre os 38 restaurantes e lanchonetes inscritos para apresentarem seus pratos, estão: Alma Bistrô, Pizzaria Capão Grande e Bistrô Pimenta Rosa. "O público terá uma experiência gastronômica completa. Esta é a primeira edição do festival. Esperamos realizá-lo anualmente, criando um evento calendarizado no Vale do Capão", explica Melissa. Os restaurantes terão atividades formativas que serão realizadas em parceria com as instituições Abrasel e o Sebrae, além de uma consultoria em criação gastronômica.

CONSULTORIA COM A CHEF ROSA GONÇALVES

Os pratos criados pelos restaurantes foram desenvolvidos a partir de uma consultoria em Criação Gastronômica com a Chef Rosa Gonçalves, que foi realizada do dia 4 a 7 de abril, em um encontro coletivo na Pousada Villaflor, apoiadora do festival e, individualmente, em cada restaurante. A consultoria teve como objetivo assessorar os restaurantes participantes do festival no processo de criação de seus pratos. "Como pesquisadora da cozinha de raiz da Bahia, considero a culinária do Vale do Capão muito rica, carregada de sabores e de histórias. Hoje, existe uma realidade muito própria na gastronomia do Vale do Capão, todos os pratos remetem a uma tradição que mostra os hábitos da sua população. Podemos encontrar estabelecimentos que oferecem pratos da sua cozinha de raiz, a exemplo do godó, da carne de sol, galinha caipira com pirão, carneiro, cuscuz; como também o famoso pastel de proteína de jaca que já virou um símbolo da gastronomia local e que vem inspirando muitos chefes e cozinheiros do Vale", conta a Chef Rosa Gonçalves.

Sobre a Chef Rosa Gonçalves: Baiana do Recôncavo, proprietária da Casa Dona Rosinha, que fica localizada no bairro de Itapuã, em Salvador, espaço de alimentação saudável e da cozinha de raiz, onde acontecem cafés da manhã, almoços, eventos e cursos de gastronomia. Pesquisadora de cozinha de raiz, circulou por várias regiões do Estado, pesquisando, registrando e divulgando seus ingredientes, receitas e personagens dos saberes da culinária baiana. Vem participando como convidada de diversos eventos do setor, realizando aulas shows, palestras, oficinas, sempre levando a nossa cozinha, sua história e seus sabores para os mais diversos públicos. Idealizou e coordenou vários festivais de gastronomia, com o objetivo de alavancar e divulgar a produção local de alimentos. Participou também como curadora de festivais e outros eventos de gastronomia na Bahia. Vem atuando como parceira dos empreendimentos da economia solidária e da agricultura familiar da Bahia, auxiliando no aprimoramento, divulgação e valorização dos seus produtos.

PROGRAMAÇÃO

Vale dos Sabores - Festival Gastronômico do Capão (Pratos do festival; Feira Gastronômica e Agroecológica; Visitas aos Produtores; Oficinas)
Data: 26 a 31 de julho
Local: Vale do Capão, Palmeiras, Chapada Diamantina, Bahia
GRATUITO, aberto ao público

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-162Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-002Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-070Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-112Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-249Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-361Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0980Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1108Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1306Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1461Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?