Salvador, 25 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Viagem Gastronômica com Dr. Dendê traz mulheres “Afroempreendedoras do Sabor” em sua 3ª. Temporada
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 25 de Julho de 2022 04:33
Viagem_Gastronmica_com_Dr._DendNo dia internacional das mulheres negras, latino-americanas e caribenhas, o Dr. Dendê lançará a nova temporada do seu podcast em homenagem às mulheres afroempreendedoras de Salvador. 

Sete mulheres afroempreendedoras, sete cozinheiras negras da periferia de Salvador, que, através dos saberes repassados pelas suas mães, avós e tias,· compartilham em seus pratos a memória

afetiva familiar e o poder ancestral dos alimentos. O podcast Viagem Gastronômica com Dr. Dendê lança sua 3a. temporada “Afroempreendedoras do Sabor” em 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, data que busca dar visibilidade à luta dessas mulheres contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo. Nesta 3ª. Temporada, o Dr. Dendê viaja por sete bairros populares de Salvador e visita o comércio local onde restaurantes, botecos e deliveries liderados por mulheres negras oferecem uma diversidade de pratos da culinária baiana, que com sua mistura de influências africana, indígena e europeia, resulta em comidas com sabores e modos de preparo distintos, como: feijoada, moqueca, cozido, maniçoba, entre outros. No dia 25 de julho, às 12h, convidamos o público a começar essa viagem pelo bairro do Garcia, descobrindo como Tadia, do Recanto das Tias, prepara sua famosa feijoada e de onde vem esse tempero tão especial. Transmitida pelo Spotify, Deezer e YouTube, a 3ª temporada faz parte do Projeto À Mesa com Dr. Dendê, com patrocínio da Bahiagás, da Secretaria de Infraestrutura e do Governo do Estado da Bahia, e o apoio da Vale do Dendê, através do Programa de Incubação de Produtoras de Áudio - Ciclo 1.
Para Vagner Rocha (Dr. Dendê), "tem sido maravilhoso circular por Salvador para conhecer a história de mulheres que fazem sucesso em seus bairros, vendendo deliciosas comidas. Após dois anos de pandemia, esta temporada marca o nosso reencontro real com as pessoas e a vida gastronômica da cidade. Além de muitas dicas e curiosidades, teremos uma diversidade de pratos bem bacana e que apresenta um retrato da culinária popular baiana, com suas permanências e inovações."  Essa data é emblemática para o lançamento da 3a. temporada, pois além de ser o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, também se homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo de luta e resistência do povo negro, que após a morte do marido, José Piolho, assumiu o comando do Quilombo Quariterê e o liderou por décadas.
De julho a outubro de 2022, o Dr. Dendê convida o público a fazer uma viagem gastronômica e cultural pelos seguintes bairros: Garcia, Vila Brandão, Engenho Velho de Brotas, Caixa D’Água, Periperi, São Marcos e Ilha de Bom Jesus dos Passos. Após o lançamento do 1° episódio, a 3a. temporada irá ao ar às sextas-feiras, sempre às 12h, trazendo muitos temperos e sabores da comida popular da Bahia. Quinzenalmente, o Dr. Dendê estará na mesa com seus ouvintes conversando sobre os seguintes pratos:
Episódio 1 – Feijoada - Iguaria indispensável em comemorações familiares, aniversários e até em festas religiosas. Vamos ao bairro do Garcia, no tradicional Recanto das Tias, que hoje é comandado por Tadia e sua prima, descobrir o segredo do tempero dessas mulheres.
Episódio 2 – Moqueca de Camapolvo – Na Vila Brandão, em uma comunidade incrustada no meio de bairros “nobres” de Salvador, está o Cantinho da Jô, restaurante administrado por Jô e que tem como um de seus carros-chefes o Camapolvo, uma deliciosa moqueca de Camarão e Polvo, que traz clientes de vários lugares de Salvador, que aguardam a comida curtindo uma linda vista da Baía de Todos os Santos.
Episódio 3 – Baião de Dois - O ouvinte vai dar um passeio no Engenho Velho de Brotas e conhecer o Baião de Dois do Midispache, espaço comandando por mãe e filha, Mari e Jéssica, que sempre preparam na hora uma comida bem caseira. Localizado na antiga casa das proprietárias, o restaurante tem uma culinária afetiva que vem da matriarca da família, dona Rosa, responsável também pelo nome do espaço.
Episódio 4 – Maniçoba – Não precisa ir no Recôncavo Baiano para comer uma deliciosa Maniçoba. O Dr. Dendê encontrou no Beco do Cirilo, na Caixa D’Água, o Ôshalé, restaurante que traz o sabor da comida de interior, e, entre elas, a Maniçoba. A responsável pelo tempero é Rose, que traz uma forte personalidade empreendedora e que aprendeu o preparo da maniçoba com a família do marido, oriunda de São Félix, no Recôncavo. Todo sábado vem clientes de vários lugares provar sua maniçoba.
Episódio 5 – Cozido - Não vamos na Ribeira comer o tradicional Cozido da segunda-feira, mas sim, em Periperi, bairro do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Lá Luciana, proprietária do Buteco da Lu, traz na sua receita de Cozido alguns ingredientes inusitados, aprendidos com sua avó. Cozinheira em casa de família, ela usou essa experiência para abrir seu próprio empreendimento.
Episódio 6 – Xinxim de Bofe – Em São Marcos, todo sábado tem o famoso Xinxim de Bofe de Denny, que resolveu cozinhar seu prato preferido por não encontrar nenhum que agradasse seu exigente paladar. Hoje, além de Policial Militar, ela vende “quentinhas” para seus clientes fieis.
Episódio 7 – Hambúrguer de Siri - No último episódio, vamos pegar um barco para a Ilha de Bom Jesus dos Passos ou “Bonja”, como chamam os moradores. Lá encontraremos Anilma, ex-marisqueira que hoje tem um quiosque onde faz o famoso Hambúrguer de Siri.
Podcast Viagem Gastronômica com Dr. Dendê
1ª. Temporada - Trouxe histórias dos carurus de Cosme e Damião contadas pelo Dr. Dendê com a ajuda de vários convidados: chefs de cozinha, empreendedoras, religiosos do candomblé e devotos dos santos gêmeos. Ao longo do mês de setembro, foram sete episódios em alusão às sete crianças que têm a prerrogativa de comerem primeiro. Em cada episódio, o Dr. Dendê apresentou informações e curiosidades sobre a história das comidas que compõem os pratos dos carurus de promessa, aliadas às suas memórias de infância. Vatapá, caruru e muitas outras comidas de azeite foram abordadas no programa.
2ª. Temporada – Com o tema “Celebrar com Comida”, essa temporada, em sete episódios, exaltou as comidas e causos dos santos juninos (Sto Antônio e São João), passou pela comida dos Caboclos, nossos heróis do 2 de Julho, fez uma viagem pela culinária dos povos indígenas, até chegar às comidas que nos aquecem no frio e a unanimidade nacional, o café.
Para saber mais informações e acompanhar todos os detalhes do projeto, nos siga no Facebook (@drdende) e Instagram (@dr_dende).
Serviço:
Podcast Viagem Gastronômica com Dr. Dendê (À Mesa com Dr. Dendê)
3ª. Temporada – Afroempreendedoras do Sabor
Lançamento 1o episódio - Segunda-feira, 25 de julho, às 12h
Temporada dos episódios: Toda sexta-feira, às 12h
Transmissão - Spotify, Deezer, Youtube e
Episódios:
Feijoada - 25 de julho de 2022
Moqueca Camapolvo – 05 de agosto de 2022
Baião de Dois – 19 de agosto de 2022
Maniçoba – 02 de setembro de 2022
Cozido – 16 de setembro de 2022
Xinxim de Bofe – 30 de setembro de 2022
Hambúrguer de Siri – 14 de outubro de 2022

Compartilhe:

Última atualização em Ter, 26 de Julho de 2022 04:47
 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-103Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-034Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-089Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-146Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-262Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-324Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0839Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1160Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1385Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1657Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?