Governo do Estado assina Lei que institui “Capoeira Nas Escolas” nesta terça-feira (05)
Nesta terça-feira (05), a capital baiana será palco da regulamentação da Lei Moa do Katendê (Lei Estadual nº 14.341/2021) conhecida como Lei Capoeira Nas Escolas. O ato acontecerá às 14h, no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, em Salvador.
A matéria, de autoria da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), dispõe sobre a salvaguarda e promoção da capoeira a partir da sua inclusão nas escolas públicas estaduais baianas. A pauta é um pleito antigo do segmento, sendo discutido incansavelmente pelo Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia e o coletivo Capoeira em Movimento Bahia (CMB).
“Estamos prestes a transformar um sonho em realidade. Esse sonho só vai ser possível, porque diversos capoeiras dos quatro cantos da Bahia estão se mobilizando para lutar pelo nosso direito, para lutar para que a capoeira seja reconhecida como elemento da identidade cultural do nosso povo.”, destaca Jurandir Santana, coordenador do CMB e membro do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira.
A ação, ainda será marcada por um Ato Comemorativo, a ocorrer na Concha Acústica às 18h, celebrando esse momento histórico.
A Lei Moa do Katendê homegeia o mestre de capoeira e ativista cultural Moa do Katendê, assassinado cruelmente em 2018. Sua luta e legado seguem inspirando coletivos culturais por mais políticas públicas de reconhecimento, valorização e proteção da capoeira e da cultura afro-brasileira.
*DETALHES DO EVENTO*
O QUÊ? Regulamentação da Lei Moa do Katendê;
QUANDO? 05 de novembro, terça-feira, às 14h.
ONDE? Colégio Estadual Zumbi dos Palmares (Rua Paraiba 1389 – Zona Urbana – Tancredo Neves, Salvador – BA)