Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Gratuita, Roda de Samba Reggae de Marcia Castro reúne Mãeana, Mariana Aydar e Hiran nesta sexta (20)

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

Projeto ocupa novamente a Cruz Caída às 19h e antecipa o São João com samba-reggae, forró e piseiro

Consolidada como um dos projetos mais simbólicos do verão soteropolitano, a Roda de Samba Reggae, idealizada por Marcia Castro, realiza nova edição nesta sexta-feira (20), às 19h, na Praça da Cruz Caída, com entrada gratuita. Após o fervo do Carnaval, a proposta assume o espírito de uma ressaca organizada, mas com o olhar brilhando para a próxima grande festa popular: o São João.

Nesta edição, a roda também incorpora temperos juninos. A cantora Mãeana apresenta uma amostra do projeto Mãeana Canta JG, fenômeno que une a sofisticação da bossa nova à energia do piseiro. Ela funde o cancioneiro de João Gilberto e João Gomes, estabelecendo o conceito de “pisa nova” a partir de bases de jazz e programações eletrônicas.

Já a paulistana Mariana Aydar, duplamente vencedora do Grammy Latino, leva à Cruz Caída um pouco do seu Forró da Mari. Reconhecida por dialogar com as raízes do gênero sem abrir mão de sonoridades contemporâneas, Mariana destaca a liberdade das mulheres em suas canções e propõe uma atualização de discursos conservadores que, por vezes, ainda atravessam o universo do forró.

A programação conta ainda com o baiano Hiran, uma das vozes mais marcantes do rap nacional contemporâneo. E ele vai além. Artista de múltiplas linguagens e representante da cena LGBTQIAPN+, Hiran transita com naturalidade entre rap, axé, samba-reggae e outras sonoridades que moldam a folia soteropolitana. A sua versatilidade no palco ficou ainda mais evidente neste Carnaval, quando dividiu o trio com Ivete Sangalo. Ao lado de Marcia, ele divide a faixa “Coladinha em Mim”, um dos pontos altos da setlist da cantora e que mobiliza o público com coreografia já conhecida na roda.

O conceito do projeto permanece no centro. O samba e o reggae formam a base do samba-reggae, célula fundamental da música baiana e do Carnaval de Salvador. No palco, Marcia Castro mergulha nessa matriz sonora e revisita canções que são trilha afetiva dos baianos desde os anos 1980. Obras do Olodum, Ilê Aiyê, Muzenza do Reggae, Banda Mel e Banda Reflexu’s ocupam lugar de destaque no repertório.

Serviço

O quê: RODA DE SAMBA REGGAE, com MARCIA CASTRO, MÃEANA, MARIANA AYDAR e HIRAN

Quando: sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026, às 19h

Onde: Praça da Cruz Caída, Centro Histórico de Salvador

Entrada gratuita

Realização: Isé

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *