Grupo JCPM lança Relatório ASG e reforça compromisso com o desenvolvimento integrado
Políticas de diversidade, equidade e inclusão, redução dos impactos ambientais e gestão responsável dos resíduos, afroempreendedorismo, desenvolvimento integrado, formação de jovens de comunidades, além de debates e iniciativas sustentáveis. Os empreendimentos do Grupo JCPM, a exemplo o Salvador Norte Shopping e o Salvador Shopping, se tornaram espaços que vão além de áreas para compras, gastronomia e entretenimento. Com grandes impactos na economia das cidades onde estão localizados, alguns centros de compras chegam a gerar sete mil empregos e a receber, por ano, 131 milhões de consumidores.
Esses dados e alguns exemplos do potencial transformador para as regiões que atuam estão no Relatório Ambiental, Social e de Governança (ASG) 2023 que está sendo lançado pelo Grupo para o mercado esta semana.
Além dos shopping centers, o Grupo também atua no setor Imobiliário, de Comunicação e Compromisso Social, chegando a impulsionar a geração de 40 mil empregos. Além dos baianos, fazem parte do portfólio de shoppings: RioMar Recife, Shopping Recife, Plaza Casa Forte, Tacaruna e Guararapes, em Pernambuco; RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, no Ceará; e RioMar Aracaju e Shopping Jardins, ambos em Sergipe. Eles estão localizados em quatro estados do Nordeste, somam 619 mil m² de área, das quais 446 mil m² são de Áreas Brutas Locáveis – ABL próprias, posicionando-se entre os cinco maiores grupos do País.
COMPROMISSO SOCIAL
Em 2023, as iniciativas sociais – Fundação Pedro Paes Mendonça e Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) – receberam aportes de R$ 17,4 milhões, impactando, diretamente, cerca de 11 mil pessoas, das quais 9 mil foram jovens moradores do entorno dos shoppings.
“Temos a real dimensão de que nossos empreendimentos, além da busca constante pela rentabilidade, devem estimular o respeito às pessoas e ao meio ambiente”, destaca o empresário e presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça. O ano de 2023 demonstrou uma recuperação gradual dos clientes aos shoppings, importante atividade econômica dentro do Grupo.
O empreendedorismo é outra vertente com resultados positivos junto à sociedade. “Em 2023, os espaços disponibilizados nos shoppings para grupos exporem suas mercadorias e trabalhos, sejam em quiosques ou lojas temporárias, tiveram retorno de mais de R$ 2 milhões em vendas para eles que são, em sua maioria, microempreendedores, comenta Thayara Pascoal, gerente de Sustentabilidade do Grupo. A ExpoPreta é realizada anualmente no Recife e já impactou mais de 100 microempreendedores, entre expositores e participantes de palestras e debates envolvendo o afroempreendedorismo da cidade.
Em 2023, o fortalecimento dos temas materiais identificados na Matriz de Materialidade reforçou uma série de ações nos empreendimentos. Entre os destaques, debates sobre os efeitos do aquecimento global e o que cada unidade de negócio pode fazer para atuar na reversão dessa problemática. De forma pioneira, foi elaborado um manual de boas práticas em sustentabilidade para aculturamento dos lojistas, tornando o mall também em um espaço de reflexão ambiental e de responsabilidade de cada um nessa dinâmica.
Como parte de um de temas materiais e item dos compromissos com as mudanças globais do clima que afetam a temperatura no planeta, o Grupo criou em seus empreendimentos um padrão de gestão energética focado na aplicação de tecnologias e em sistemas ecoeficientes, alinhando a estratégia de negócios a uma economia de baixo carbono, na garantia do uso de energia renovável. “100% da nossa energia vem de fontes renováveis, o que nos proporcionou o Selo I-REC atestando essa iniciativa nos shoppings”, completa Thayara.
SAIBA MAIS SOBRE AS AÇÕES:
- Resíduos – As operações visam ampliar a reciclabilidade e reduzir a destinação para aterros. Por isso, oferecem centrais de resíduos para a coleta, separação e destinação correta. Aliada à conformidade ambiental no trato com resíduos, são estabelecidas parcerias sociais com associações ou cooperativas nos estados, para beneficiar os coletores de recicláveis. Além disso, as operações têm buscado desenvolver soluções adaptadas de processos de compostagem.
- Água – As infraestruturas estão projetadas para a economia do uso de água, reuso e captação de água da chuva. Controle de consumo e geração de efluentes são monitorados regularmente, buscando-se reduzir o estresse hídrico e o impacto aos sistemas de saneamento das regiões de atuação. Anualmente, aproximadamente 38% da água consumida nos shoppings retorna naturalmente para o ambiente sem impactar as redes de esgotamento, graças à evaporação nas torres de resfriamento das centrais de ar-condicionado (36%) e à irrigação de áreas verdes (2%).
- Diversidade e Inclusão – Os centros de compras abrem espaços para projetos sociais e criam oportunidades que favorecem o comércio solidário com entidades da sociedade civil, com microempreendedores e com cooperativas e associações nos mais diversos segmentos. Além de promover eventos inclusivos e inovadores, os shoppings abrem espaço ainda para parcerias com órgãos públicos que atendem ali a população, ofertando serviços essenciais.
Link para Relatório: https://sustentabilidade2023.jcpm.com.br/