Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Grupo Maracatu Ventos de Ouro comemora 6 anos de atuação em Salvador

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
Maracatu_ventos_de_ouro

O Maracatu Ventos de Ouro é um grupo feminino de maracatu de baque virado, coordenado e regido pela mestra Josy Garcia há 6 anos na cidade de Salvador. O grupo é filho da Nação do Maracatu Porto Rico, nação centenária fundada em 1916 na cidade de Palmares/PE.

Entre os principais objetivos do grupo está a necessidade de expandir a cultura do maracatu na Bahia, mas também alcançar outras regiões e espaços culturais no Brasil. Além de realizar durante todo ano oficinas e eventos culturais, o grupo entende como primordial a importância de promover intercâmbios com grupos, mestres e mestras da cultura popular e batuqueiros recifenses, gerando assim uma troca de experiências e vivencias entre indivíduos e grupos praticantes de culturas populares, combatendo todas as formas de discriminação, preconceito e intolerância praticadas contra os símbolos e praticantes das culturas populares afro-brasileiras.

O grupo faz ecoar a sua voz e dá compasso de representatividade feminina no cenário soteropolitano, sendo o primeiro e único grupo de maracatu do estado da Bahia, em longa e constante atividade, filiado a uma Nação de Maracatu.

Em 2021 nasce o projeto Café com xs mestrxs

Este projeto nasce da necessidade de dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos pelo grupo que são as oficinas e os intercâmbios com as mestras, mestres, batuqueiros e grupos da cultura popular.

A cada encontro teremos uma mestra ou mestre falando um pouco sobre a sua história, a história das nossas manifestações culturais e a importância de conhecer e valorizar a nossa cultura afro brasileira.

No próximo sábado, a mestra Josy Garcia vai conversar com o mestre pernambucano Maciel Salú. Nascido em Olinda, mestre Maciel Salú é herdeiros de uma das famílias mais expressivas na cultura popular da região. Além de ser mestre no Maracatu Rural, ele também é cantor, compositor, rabequeiro e brincante de Cavalo Marinho, criado em meio a Maracatus, Cavalos Marinhos, Cocos e Cirandas. Durante o café, mestre Maciel Salú vai contar um pouco sobre a sua trajetória no Maracatu Rural, falar sobre a importância desse ritmo para a cultura popular da Mata Norte pernambucana.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Compartilhar:

Mais lidas