III Seminário Internacional Conexão Escola-Mundo: educação, ativismo e soberania digital
O III Seminário Internacional Conexão Escola-Mundo integra-se às ações de pesquisa, ensino e extensão de nossos grupos Educação Comunicação e Tecnologias – GEC (PPGE e MPED/FACED/UFBA) e Mídia-Educação e Comunicação Educacional – COMUNIC (PPGE/CED/COMUNIC/UFSC) centradas no commons o que implica a criação e o compartilhamento do conhecimento com a sociedade. Trata-se de uma ação aberta de criação e produção científica e cultural que envolve simultaneamente a formação dos/as envolvidos – equipe executora, convidados e participantes – e a sociedade em geral. Dá continuidade a um projeto interinstitucional e internacional de pesquisa e de comunicação científica, desenvolvido entre os anos de 2018 e 2022, sob a liderança das Universidades Federais da Bahia (UFBA) e de Santa Catarina (UFSC), em conjunto com a Universidade de Barcelona (Espanha), que dinamizou uma rede significativa de pesquisadores com diferentes experiências no campo da ciência, da educação e da criação, com um forte vínculo com a educação básica. O evento tem por objetivos:
– fortalecer o vínculo entre essas instituições e a sociedade, alargando a rede com a integração de pesquisadores de outros países da América Latina, região formada por países que compartilham história e atravessam situações políticas e sociais bastante similares (desde as origens coloniais até os atuais processos de restaurações conservadoras)
– possibilitar a troca de conhecimentos e saberes entre a universidade, as escolas da educação básica e os movimentos da sociedade civil
– fortalecer a produção colaborativa entre grupos de pesquisa na articulação ciência-cultura-educação-criação.
– estimular a formação inicial e continuada dos estudantes de graduação, pós-graduação e professores da educação básica.. Como todas as atividades de nosso grupo, temos uma forte pegada na comunicação científica. Assim, através da articulação com os sistema midiáticos serão realizadas peças para ampla divulgação das temáticas associadas ao evento, a saber, educação, tecnologias digitais, ativismo, cultura livre, ética hacker, soberania digital, entre outras, seja nos meios analógicos, seja nos digitais.
O PORQUE DO EVENTO
Desde a crise global dada pela pandemia, vivenciamos a imersão abrupta da vida cotidiana nas tecnologias digitais, o que nos conectou em momento de insegurança sanitária, mas também acirrou as desigualdades sociais postas pelos limites de acesso e letramento digital de parte da população. Esse cenário trouxe também um crescimento significativo da inserção das plataformas digitais na educação, com antigos/novos problemas para a educação. Este tema veio para o epicentro do debate sobre os problemas nacionais, e passou a estar presente nas propostas de enfrentamento à crise, para o desenvolvimento social, econômico, científico, político e cultural. E a criação dessas propostas depende de um forte debate entre especialistas, nacionais e internacionais, e com a sociedade, oportunidade em que se compreende melhor os fenômenos, novos conhecimentos são gerados, novas parcerias se estabelecem para a elaboração de projetos colaborativos e soluções adequadas às realidades especificas. Daí a importância da realização deste evento, com foco na soberania digital, tema que requer ações acadêmicas, políticas e comunicação pública envolvendo professores, gestores e responsáveis pelas políticas públicas, os que estão nos espaços da escola e nos locais de decisão, assim como, também, os que estão em formação nas universidades, de maneira a fortalecer o pensar coletivo, criativo, aberto, livre e ativista para a educação com (ou sem) tecnologias. Com isso, acreditamos contribuir para a superação de nossa histórica dependência dos países ditos desenvolvidos. Somente com soberania digital podemos criar as condições necessárias para o desenvolvimento e a criação nos campos da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. Deste modo, consideramos relevante este evento para ampliar as discussões relacionadas à educação, ao ativismo e a soberania digital em uma perspectiva global-local.
Seminário internacional Conexão Escola-Mundo: educação, ativismo e soberania digital, de 15 a 18/10/24 escolamundo.ufba.br/seminario2024