Ingerir líquidos durante a refeição prejudica a digestão e engorda? Por Manuela Biz
Se você é o tipo de pessoa que não consegue fazer uma refeição sem beber algo, certamente já ouviu que isso prejudica a digestão e engorda. É verdade. Entenda melhor por que esvaziar o copo junto com suas próximas garfadas pode não ser uma boa ideia.
Por que ingerir líquidos atrapalha a digestão?
O processo de digestão começa já na mastigação. Quando você bebe demais (acima de 200 ml, ou um copo médio) durante a refeição, a comida que está na boca vira uma pasta e é empurrada pelo líquido ao estômago, em vez de quebrada em partículas menores, como seria o ideal. Isso vai prejudicar a capacidade do organismo de absorver vitaminas e minerais, deixando a refeição mais pobre.
Os líquidos em excesso também deixam o suco gástrico –o ácido fabricado pelo estômago — mais diluído e menos potente. Assim, ele perde sua capacidade de digerir o alimento e permitir a retirada de nutrientes como proteínas e glicose (carboidrato) da comida. Ou seja, você come, mas não absorve totalmente as substâncias que precisa –um desperdício!
Beber durante a refeição engorda?
Há muita gente que acredita na dieta da água: você enche o estômago com ela para comer menos e, assim, emagrece. Não caia nessa. Tomar muito líquido pode engordar não só diretamente, por aumentar significativamente as calorias da refeição –quando você consome suco de laranja, refrigerante e outras opções açucaradas –, como também indiretamente.
Mesmo se consumir bebidas sem calorias –como água ou opções zero açúcar –, ao encher o estômago de líquido você faz com que o cérebro registre uma falsa saciedade. Quando a sensação passar, como o corpo não recebeu nutrientes suficientes, a fome volta com tudo e o comum é compensar exagerando na próxima refeição.
Mais: entupir-se de água faz o estômago dilatar na hora. O órgão é um músculo que comporta um volume de cerca de um litro a um litro e meio de alimento. Mas ele tem a capacidade de se expandir em até quarenta vezes. Se você o enche, com o passar do tempo, o estômago se distende e será necessário uma quantia cada vez maior de alimento para saciá-lo. Assim, o total de calorias só sobe –e os dígitos na balança também.
Em que momento devo ingerir líquidos?
Você pode –e deve — consumir líquidos ao longo do dia para se manter bem hidratado. Só procure diminuir bem a quantidade meia hora antes e nas duas horas depois das refeições. Nesses horário, evite especialmente os refrigerantes, que contêm gases que estufam o abdômen e atrapalham ainda mais os mecanismos da digestão.
Fontes: Denise Lellis, nutróloga da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica); Juliana Chalup Canda, gastroenterologista do Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim) e Sara Bragança, médica ortomolecular e especialista em emagrecimento e saúde, do Rio de Janeiro.
Artigo publicado originalmente em https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/09/05/ingerir-liquidos-durante-a-refeicao-prejudica-a-digestao-e-engorda.htm