Instituto Neoenergia seleciona projeto Pé de Feijão Arte e Educação
O programa de mediação cultural do Teatro Vila Velha contempla atividades de formação e acesso gratuito a espetáculos para crianças e educadores de escolas públicas e projetos sociais
Idealizado pela coreógrafa e gestora cultural Cristina Castro, o projeto Pé de Feijão Arte e Educação é selecionado pela segunda vez pelo edital Transformando Energia em Cultura (Instituto Neoenergia), em meio a mais de 350 projetos inscritos em diversos estados e regiões do país: Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e São Paulo.
A iniciativa do Instituto Neoenergia “tem como finalidade incentivar, por meio de aporte financeiro, projetos socioculturais que realizam ações voltadas para a inclusão social de jovens, crianças e mulheres, além de promover a valorização da cultura local, suas origens, tradições e influências, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”.
O programa de mediação cultural do Teatro Vila Velha oferece uma programação artística gratuita para educadores e para o público infantojuvenil de comunidades periféricas e da rede pública de ensino da Bahia. O projeto realiza um amplo trabalho de mediação cultural feito por uma equipe especializada, que através de etapas de seleção de públicos, comunicação, aproximação, envolvimento, informação de conteúdos e logística de acesso ao teatro, estimulam a apreciação da arte.
Entre os meses de março e maio de 2023, quando também contou com o apoio financeiro do edital Transformando Energia em Cultura, o projeto Pé de Feijão reuniu uma programação com peças infantojuvenis, com o “Cantinho da Leitura”, espaço de relaxamento com aulas de yoga para crianças e espaço de jogos e brincadeiras, todos monitorados pela equipe de mediação. Além disso, sessões de contação de história em escolas, ONGs e espaços comunitários.
O Pé de Feijão, em sua trajetória, acumula um público de mais de 4000 crianças e jovens, desde a sua primeira edição em 2016.
O Pé de Feijão é uma realização da Baobá Produções Artísticas e Teatro Vila Velha.
O projeto tem patrocínio da Neoenergia e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.