Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Iº Seminário participativo “E aí, você sabe o que é o Samba”.

2 minutos de leituraModo Leitura

 Integrando as comemorações pelos 20 anos de existência e resistência do Bloco SAMBRASIL, o Iº Seminário participativo “E aí, você sabe o que é o Samba”, acontecerá de 05 a 08 de novembro, às 14h, no Forte do Barbalho evidenciando a importância da promoção da cultura afro-brasileira e do samba em Salvador, cidade que é um dos maiores berços desse gênero musical.

O samba é um ritmo brasileiro profundamente enraizado nas tradições africanas, resultante do encontro entre culturas africanas, indígenas e europeias. Originado das práticas culturais e religiosas dos africanos escravizados trazidos ao Brasil, o samba representa resistência, ancestralidade e celebração. Suas batidas intensas e percussão vibrante ecoam os tambores e a musicalidade da África Ocidental, com instrumentos como atabaque, tamborim, agogô e pandeiro, muitos dos quais têm significados espirituais em religiões afro-brasileiras como o Candomblé e a Umbanda. Mais do que um ritmo, o samba é uma expressão coletiva e espiritual, onde rodas de samba evocam práticas ancestrais de compartilhamento e resistência.

Mais do que um gênero musical, o SAMBA representa um espaço de identidade, um elo vivo entre passado e presente, e uma celebração da vitalidade da matriz africana na formação da identidade brasileira. Cada compasso e cada verso do samba homenageia a rica herança africana, afirmando-se como um símbolo de união e resistência que transcende gerações.

Em comemoração aos 20 anos de existência, resistindo a invisibilidade midiática e outros percalços que se debruça sobre o circuito carnavalesco do coração, o grupo Sambrasil celebrará suas vitórias com uma programação intensa e perfilada pela sua presença marcante no desfile do Carnaval na Liberdade, atualmente intitulado como “Circuito Mãe Hilda de Jitolú”.

Confira nossa programação completa deste importante evento no arquivo em anexo, e divulgue essa verdadeira celebração da comunidade negra atuante no carnaval do bairro da Liberdade, em Salvador/BA.

  • ·        Seminário participativo

05 a 08 de novembro de 2025 | Forte do Barbalho | às 14h

  • ·        Ensaios Sambrasil

Domingos quinzenais novembro de 2025 a janeiro de 2026

Local > Belo Oriente (Liberdade)

  • ·        Encerramento

Cortejo no 2 de fevereiro de 2026 | Rio Vermelho

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *