IPAC participa da Feira Literária Internacional do Pelourinho até dia 13
Alguns dos mais importantes casarões do Centro Histórico de Salvador (CHS), além de museus e espaços culturais, todos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), participam da programação da Secretaria de Cultura (SecultBa) na Feira Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ – www.flipelo.com.br).
Exposições gratuitas, oficinas de arte, poesia, música, encadernação de livros de pano e de papel, além de contação de histórias, lançamentos de livros adultos e infanto-juvenis, acontecem nesses espaços do IPAC.
O instituto é proprietário e administra 402 unidades imobiliárias e 161 imóveis em Salvador e interior do estado, disponibilizando a maior parte deles para ocupações artístico-culturais, de dinamização e promoção urbano-cultural e importantes atividades como a FLIPELÔ. “O Centro Cultural Solar Ferrão do IPAC (Rua Gregório de Mattos, nº45), é um casarão originário do século XVII, tombado como Patrimônio do Brasil e que congrega coleções de arte sacra, africana, indígena, musicais e popular-nordestina, já está recebendo a programação da SecultBa na FLIPELÔ (confira mais ABAIXO)”, afirma o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira.
ECONOMIA e DINAMIZAÇÃO – Casarões coloniais, como o Centro de Documentação e Memória/IPAC (Gregório de Mattos, nº29), e imóveis do século XIX, como o Museu Udo Knoff de Azulejaria (Rua Frei Vicente, nº3) e Cerâmica e o Museu Tempostal (Gregório de Matos, nº33), ambos do IPAC, também estão com atrações da SecultBa na Feira Internacional. O dirigente estadual destaca que, além da FLIPELÔ, “o Pelourinho é um espaço que é ocupado por bons projetos que merecem ser conhecidos pelos soteropolitanos, baianos, turistas nacionais e internacionais”.
João Carlos explica que a ocupação dos prédios do IPAC atende estratégias urbanístico-arquitetônicas de dinamização e fomento à economia local. “Temos ainda imóveis com atividades consulares, comerciais, culturais e artísticas, visando dinamismo local”, completa. São 226 imóveis na zona tombada do CHS, apenas cerca de 2% do total da região. O restante de 98% é de propriedade da Prefeitura de Salvador, governo estadual, privados, irmandades e ordens da Igreja Católica. O Governo do Estado atua ainda com a Conder/Sedur no CHS na pintura de todas as casas e requalificação de ruas e calçadas.
A FLIPELÔ acontece de 9 a 13 de agosto, comemora 30 anos da Fundação Casa de Jorge Amado (FCJA), homenageando o escritor e as escritoras Zélia Gattai e Myriam Fraga. São mais de 50 atividades. Debates, lançamentos, oficinas, saraus, teatro, vídeos e shows. Reúne autores, pesquisadores, críticos, professores e estudantes.
PROGRAMAÇÃO IPAC/SecultBa na FLIPELÔ
CENTRO CULTURAL SOLAR FERRÃO/IPAC
Serviço: Exposição ‘100×100 Carybé Ilustra Jorge Amado’
Local: Galeria do Centro Cultural Solar Ferrão
Contato: Maré Produções: 3042-3330
Lançamento do livro de literatura infantil “Arthur, o Pequeno Filósofo” de autoria de Cristina D’Avila.
Data/ Horário: 10/08 às 14h30
Atividade paralela: Recital e apresentação de dança com a Companhia de Dança Bamberg e Grupo de Teatro Sol
Data/Horário: 11/08 às 14h30
Serviço: Oficina A Arte do Livro de Pano
Data/ Horário: 10, 11 e 12 de agosto (quinta a sábado) das 08h30 às 12h
Local: Galeria do Centro Cultural Solar Ferrão
Visitação na Flipelô: terça a sábado, das 13h às 17h
Endereço: Rua Gregório de Matos, 45, Pelourinho – Salvador/BA
Contato: (71) 3116-6743
MUSEU UDO KNOFF DE AZULEJARIA E CERÂMICA/IPAC
Serviço: Oficina de Encadernação Artística/Criativa, com Melissa Santos
Data/ Horário: 10 de agosto (quinta) das 14h às 16h30
Faixa etária: a partir de 15 anos
Gratuita
Serviço: Oficina POEMUSIK – Poesia Musicada
Data/ Horário: 11 de agosto (sexta) das 14h às 16h30
Faixa etária: 10 anos
Gratuita
