Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Itália e Bahia se unem na mostra do artista visual Tojo com show de Daniella Firpo

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura

O arquiteto e artista italiano Vittorio Fava, também conhecido como Tojo, inaugura sua primeira exposição na Bahia com a mostra I Miei Disegni (Os Meus Desenhos), na Pousada des Arts (Varanda da Isa), no coração do bairro do Santo Antônio Além Carmo, em Salvador. A vernissage acontecerá na sexta-feira, 20 de dezembro, a partir das 20h, e contará com uma apresentação especial da cantora e compositora baiana radicada na Itália, Daniella Firpo, que se apresenta com o pocket show Bella Ciao. A performance de Firpo irá integrar canções italianas e brasileiras, criando uma fusão musical que celebra os pontos de encontro culturais entre os dois países, unidos por uma forte tradição musical e histórica. Firpo será acompanhada pelo músico Nova no violão. A exposição segue aberta e gratuita ao público até o dia 8 de janeiro de 2025, na Pousada des Arts.

I Miei Disegni – Os Meus Desenhos – A mostra de Tojo é uma profunda reflexão sobre a vida, as cidades e os encontros humanos. O artista apresenta 15 obras inéditas, que exploram três diferentes perspectivas, ou cosmos – o MACROcosmo, o MÉDIOcosmo e o MICROcosmo. Em suas ilustrações, Tojo constrói uma visão do mundo que combina espaços inventados e cenas cotidianas, em uma tentativa de imortalizar momentos fugazes e emoções intensas. Seu traço é marcado pela distorção e alongamento das figuras humanas, refletindo o esforço e a fragilidade que caracterizam a experiência humana.

A artista Francesca Boari, crítica de arte na Itália, descreve o trabalho de Tojo como uma construção de “cidades não ideais”, onde os desenhos emergem como uma metáfora para uma cidade subterrânea e pulsante, onde se escondem segredos e histórias capazes de explodir a imaginação. As obras, desenhadas à mão livre em papel A4, foram processadas digitalmente e impressas em diversos suportes como papel, forex e alumínio, em formatos que variam de 50×70 cm a 200×140 cm.

Tojo, que começou a se definir como artista apenas em 2018, trabalha com um estilo que busca inspiração em várias fontes: o jazz cool de Miles Davis, o calor do Carnaval baiano, a arte de Le Corbusier, a arte de Tarantino, o minimalismo e até o futebol. Seus desenhos, ao mesmo tempo expressivos e críticos, convidam o espectador a refletir sobre o tempo e a permanência dos momentos em meio às metamorfoses da vida.

A parceria musical com Daniella Firpo – A conexão de Tojo com a Bahia também é marcada pela relação com Daniella Firpo, sua companheira e também uma artista de destaque. Nascida na Bahia, Firpo foi uma das grandes responsáveis por levar a música brasileira à cena musical italiana, depois de sua participação no famoso Ferrara Buskers Festival em 2006, quando foi convidada especial para representar o País. Desde então, Daniella tem promovido a cultura brasileira por meio de sua música, criando um elo entre os dois países. Ela e Tojo, além de compartilharem uma vida pessoal, também criaram o projeto Combinart: Art&Music, que busca integrar arte visual, música e poesia.

Daniella Firpo, com sua voz marcante, vai compartilhar sua bagagem musical no evento de abertura, misturando canções italianas e brasileiras em um repertório único que reflete sua jornada artística e cultural entre Brasil e Itália. A apresentação promete ser um momento especial de celebração, aproximando as duas culturas por meio da música, enquanto as obras de Tojo transformam o ambiente com sua visão singular e cheia de emoção.

Serviço :

O que: I miei disegni – Mostra de Tojo com pocket show de Daniella Firpo

Quando: Abertura na sexta-feira, 20 de dezembro, às 20h (exposição até 8 de janeiro de 2025)

Onde: Pousada des Arts (Varanda da Isa), Rua Direita de Santo Antônio, 90, Salvador, BA

Entrada: Gratuita

Apoio: Consulado Italiano na Bahia

Compartilhar:

Mais lidas