Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Jogo aberto. Por Claudio Guedes

2 minutos de leituraModo Leitura
Claudio_Guedes

Jair Bolsonaro, ex-presidente golpista, que tentou articular com as Forças Armadas a manutenção no poder após ser derrotado em eleições livres, busca agora o apoio do Congresso Nacional para escapar da justiça e voltar ao poder.

Busca de apoio que hoje está fortemente ancorada em chantagem internacional dos EUA e na tentativa interna de desqualificação do poder judiciário, cujo alvo é o Supremo Tribunal Federal (STF).

O PL, partido de Jair Bolsonaro, e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, em ação fortemente apoiada por bolsonaristas que residem nos EUA, são os cabeças da articulação de caráter golpista que acabou por conquistar apoio do presidente norte-americano, Donald Trump, para atacar o STF e chantagear as casas federais do Poder Legislativo brasileiro.

O objetivo é a anistia ampla, pelo Congresso Nacional, aos golpistas já condenados pelo ataque às instituições em janeiro de 2023 e aos chefes da trama golpista em julgamento.
Como deter a nova tentativa golpista?

Trabalhando em defesa da democracia e da soberania nacional do poder judiciário, certamente, o que envolve articulação ampla de partidos políticos, instituições públicas e privadas, e organização da sociedade civil.

Mas não só.

O Poder Executivo, liderado hoje pelo presidente Lula, tem um papel fundamental neste processo, articulando uma maioria sólida na Câmara dos Deputados contra a projeto de anistia do PL, partido dos golpistas e de Jair Bolsonaro. Cabe ao governo atrair o centro político e formar maioria com a base governamental contra o PL e a direita conservadora bolsonarista.

Quem decidirá o futuro do país é o Congresso Nacional. Caso o projeto de anistia de Bolsonaro seja aprovado o país estará liquidado. O futuro da democracia brasileira passa pela resistência à pressão de Trump sobre o nosso poder judiciário e pela punição aos golpistas bolsonaristas, ou seja, pela não-anistia.

Lula precisa conquistar o centro politico e isolar a extrema-direita golpista. E segurar, com altivez, a pressão dos que ainda não entenderam que o jogo está aberto e que a futuro da democracia está em perigo.

Claudio Guedes é Físico e Empresário

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *